Alimentação Infantil

30/03/2015 08:35 - Atualizado em 06/12/2016 03:53

Vitaminas do complexo B ajudam no crescimento saudável

Complexo B proporciona um bom desenvolvimento dos sistemas imunológico, nervoso e metabólico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Desde antes de nascerem, as crianças já são beneficiadas pelas vitaminas do complexo B. Isso porque, quando as mães consomem alimentos com esses compostos, evitam em 50% as chances de anencefalia e defeitos na coluna vertebral do feto.

Outros benefícios de incluir as vitaminas B na alimentação dos pequenos são o desenvolvimento saudável e a proteção do fígado e do sistema nervoso, que ficam blindados contra diversas doenças. Cabelo, pele e todo o organismo da criança recebem uma ajuda desse composto vitamínico, que também combate depressão e melhora a saúde mental.

Que tal começar a proporcionar o consumo do complexo B para seus filhos?

complexo b

Para que servem as vitaminas do complexo B?

Lipossolúveis, as vitaminas do complexo B não são produzidas em quantidade suficiente pelo organismo humano. Por isso, apenas a alimentação pode garantir uma ingestão adequada. As vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 têm um funcionamento parecido e precisam estar juntas para realizar as suas funções orgânicas. As vitaminas B12 e B9 são independentes uma das outras.

Ovos, legumes, leites, carnes e cereais integrais são excelentes fontes de vitamina B1, que age no metabolismo da glicose, dos aminoácidos e dos ácidos graxos. Também é responsável por formar a mielina, que cobre as fibras nervosas. A B2 é antioxidante e combate os radicais livres, assim como a B3.

A vitamina B5 auxilia na produção hormonal da glândula suprarrenal, auxiliando o fígado a eliminar o álcool. Nas crianças, previne dores musculares, irritabilidade, depressão e distúrbios de sono, além de combater problemas no crescimento.

Os glóbulos vermelhos são produzidos com ajuda da vitamina B6, que também possibilita a síntese de glutationa, principal antioxidante do organismo. A B7 proporciona o metabolismo das gorduras, dos carboidratos e das proteínas, sendo também muito importante para a pele, as unhas e os cabelos.

Independente das outras vitaminas do complexo B, a B9 é também chamada de ácido fólico. Ela mantém o sistema imunológico funcionando. Além disso, participa dos processos de circulação de sangue e dos impulsos nervosos, reduzindo riscos de câncer e protegendo a pele e os cabelos das crianças.

Gestantes devem consumir essa vitamina, pois ela auxilia a fechar o tubo neural dos bebês.
As células vermelhas do sangue são formadas com ajuda da vitamina B12, que também mantém o funcionamento do sistema nervoso, protegendo os nervos e evitando desgastes.

Como inserir o complexo B no cardápio?

O complexo B é fundamental para que as crianças se desenvolvam com saúde. Atuando no sistema neurológico, no metabolismo de nutrientes e na formação de células vermelhas e anticorpos, elas podem ter sua ingestão inserida no cardápio de acordo com a idade.

Entre os quatro e os oito anos, a prioridade é 0,6mg de vitaminas B1, B2 e B6 diariamente. Da B5, aproveita-se 3mg por dia. O suficiente é 1,2µg de B12.

Já dos nove aos 13, as recomendações são 0,9mg de B1 e B2, 4mg de B5, 1mg de B6 e 1,8mg de B12. Para dar conta disso, nutricionistas indicam uma alimentação balanceada, que contemple leite e cereais integrais no café da manhã. Além disso, ovos, carne, peixe e folhas verdes devem integrar as refeições durante o dia.

Gostou das dicas de alimentação infantil? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
vitaminas
crescimento saudável
cardápio infantil
sistema imunológico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ