Alimentação Infantil

18/04/2015 09:37 - Atualizado em 08/12/2016 11:23

Vida adulta saudável começa com uma nutrição infantil correta

Receitas divertidas garantem saúde para as crianças através da boa alimentação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Somos o que comemos, diz o ditado. Mas a nutrição infantil é ainda mais importante, pois forma quem as crianças vão ser no futuro. Para garantir uma vida forte e saudável para seus filhos, é necessário se dedicar a uma tarefa que, às vezes, é bem difícil: garantir a alimentação adequada.

Com tanta diversidade de salgadinhos, doces e guloseimas, fica cada vez mais difícil agradar ao paladar dos pequenos. Saladas, legumes, frutas e cereais costumam receber cara feia ou uma língua de fora. Quer saber como driblar esse problema e proporcionar mais saúde às crianças? Veja a seguir.

nutricao infantil

Nutrição infantil deve ser controlada em casa

Criar os pequenos é uma grande responsabilidade e mantê-los bem alimentados faz parte do trabalho. Por isso, cabe aos pais incentivar os filhos a adquirirem hábitos saudáveis de nutrição infantil. Mostre a eles o que faz bem e o que faz mal para a saúde, explicando, de forma lúdica, as consequências de uma má alimentação.

Exemplifique em pequenas histórias como o excesso de gordura prejudica o coração, como os doces podem provocar dor de dente, mas que eles podem comer moderadamente se, na maioria das vezes, ingerirem alimentos que fazem bem, como as frutas e as saladas.

Busque promover a nutrição infantil adequada nas refeições em família. Ofereça um cardápio variado para os pequenos, fazendo com que eles conheçam os alimentos. Para que realmente gostem ou não de determinada comida, eles precisam experimentar diversas vezes e captar bem o gosto.

Quando as crianças são incentivadas à boa alimentação, acabam levando os ensinamentos para o futuro, tornando-se jovens com menores riscos de doenças, obesidade, problemas ósseos e musculares. Além disso, melhoram a disposição e a capacidade cognitiva.

Como estimular a boa alimentação?

Apesar de a nutrição infantil ser bem conhecida teoricamente, nem sempre funciona na prática. Os pais sabem que o cardápio das crianças deve ser repleto de vegetais, alimentos orgânicos e frutas. No entanto, às vezes o próprio aspecto da comida deixa a criança sem vontade de comer.

nutricao infantilPara isso, você pode apelar para a criatividade. A montagem dos pratos pode fazer toda a diferença na hora de preparar as refeições dos pequenos.

Veja como dar uma cara apetitosa aos alimentos saudáveis.

Sanduíche de urso

Faça uma base com pão fatiado integral, colocando queijo branco, tomate cereja, pepino, cebolinha, pimentão, cebola em rodelas e rabanete para fazer a carinha.

Ratinho de ovo

Coloque uma folha de alface sobre um prato. Em cima da folha, posicione uma fatia de pão de forma fatiado.

Forre o pão com uma fatia de queijo lanche. Corte meio ovo e ponha sobre o queijo, fazendo os olhinhos e o nariz do rato com ameixa seca.

As orelhas você faz com cenoura picada e o rabo, com salsinha.

Barquinho de batata

Use um pão de forma com requeijão e salsa picada para fazer a base onde colocará meia batata assada. Enfie em um palito uma fatia de pepino dobrada, depois a espete na batata. Coloque uma salsinha na ponta para finalizar.

Com essas receitas simples, fica mais fácil estimular a nutrição infantil, fazendo com que as crianças se divirtam enquanto fazem um lanche com alimentos saudáveis. Você garante a alegria dos pequenos e tranquiliza a consciência quanto à boa alimentação e a saúde deles.

Tem mais alguma dica? Deixe um comentário! E não esqueça que sempre tem novidade de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
nutrição
alimentação saudável
crianças
lanches

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ