Alimentação Infantil

23/11/2014 11:05 - Atualizado em 10/12/2016 01:35

Veja quais são as principais frutas para crianças

Aposte nas frutas para crianças e incentive seu filho a ter uma alimentação saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não é novidade para ninguém que dar frutas para crianças é um hábito que precisa ser adotado assim que os pequenos começam a ingerir alimentos sólidos. O contato com o sabor das frutas e de outros alimentos saudáveis é essencial para que esses elementos façam parte da dieta das pessoas durante a vida adulta. Mas você sabe quais são as melhores frutas para os filhos?

frutas-para-criancas

A importância das frutas para crianças

As frutas são ricas em uma série de nutrientes que são fundamentais para a boa formação dos pequenos. É por isso que elas devem fazer parte da sua nutrição em casa e também estarem presentes na lancheira escolar.

Dar frutas para crianças é entregar em uma forma doce e saborosa uma grande quantidade de água, vitaminas e sais minerais, fundamentais para o equilíbrio do sistema imunológico infantil e dos hormônios e substâncias produzidos pelo corpo. É importante lembrar que níveis elevados de colesterol e glicose são muito comuns em crianças.

Outro componente muito importante das frutas é o açúcar, em forma de frutose. Ele ajuda a dar energia para que as crianças possam realizar as atividades diárias da melhor forma possível.

Os carboidratos presentes nesses alimentos também contribuem com a mesma função. Quanto mais energia as crianças tiverem, mais facilmente elas aprenderão coisas novas e colocarão em prática o que aprenderam.

Um benefício das frutas para crianças é a grande quantidade de fibras que esses alimentos carregam. O metabolismo infantil às vezes pode sofrer avarias quando os pequenos ingerem algum alimento ao qual não estão acostumados. As fibras das frutas ajudam a manter o intestino sempre funcionando, independente das mudanças na dieta.

Além disso, as proteínas contidas nas frutas, ajudam na construção da musculatura infantil. A base muscular e a resistência que serão levadas pela vida inteira são preparadas na infância e ofertar frutas para crianças é uma boa forma de ajudar nesse processo. As proteínas ajudam na construção muscular. Os músculos, por sua vez, são os responsáveis pela sustentação do nosso corpo.

Frutas para crianças: melhores opções

Existem algumas frutas, em particular, que precisam estar presentes na rotina alimentar das crianças. Esses alimentos são fundamentais para que o corpo funcione corretamente.

Laranja

Rica em vitamina C e minerais, a laranja já deve entrar na rotina de hábitos alimentares desde a primeira infância. Além de ajudar na digestão, devido a sua acidez, essa fruta ainda é muito benéfica para o sistema imunológico.

Dessa forma, ela ajuda a combater uma série de doenças que acometem as crianças, como gripes e resfriados. É importante lembrar apenas que, quando as crianças são pequenas, não devem comer muito do bagaço da fruta.

Banana

Essa fruta é, geralmente, a primeira com a qual as crianças têm contato. Doce e com textura mole, ela é de fácil deglutição, mesmo que os pequenos ainda não possuam dentes. A banana possui muito potássio, substância importante na formação da estrutura óssea humana. Além disso, a fruta dá energia, por ser um carboidrato de absorção mais lenta.

Mamão

O mamão também é inserido na alimentação antes de a criança completar o primeiro ano de vida e deve se manter na dieta ao longo de todos os anos. Ele é composto por uma alta quantidade de fibras e é muito importante na maturação do sistema digestivo das crianças, principalmente para o intestino, na formação do bolo fecal.

É importante ressaltar que não se pode dar frutas para crianças sem antes consultar o pediatra. Avalie as quantidades de cada fruta que o seu filho deve comer e procure balancear a dieta, variando cada alimento, para que a criança possa receber todos os nutrientes necessários.

Gosta das nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
frutas
alimentação infantil
saúde
crianças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ