Alimentação Infantil

28/10/2014 10:11 - Atualizado em 01/12/2016 07:49

Veja por que você deve estimular a refeição em família

Refeição em família ajuda no desenvolvimento infantil e nos laços entre pais e filhos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Dos poucos hábitos que as famílias ainda mantêm na rotina agitada deste século, o de reunir pais e filhos em torno da mesa para a realização das refeições é um deles. Momento importante para fortalecer os elos de ligação entre os integrantes do núcleo familiar e de cada pessoa com suas raízes, a refeição em família pode trazer muitos benefícios para crianças e adultos.

Refeição em família para a saúde da criança

O hábito de fazer uma refeição em família é fundamental na hora de cuidar da saúde das crianças. Isso porque os hábitos alimentares que uma pessoa possui influenciam diretamente na qualidade da sua saúde, na resistência que tem às doenças e até mesmo na energia que os pequenos precisam para brincar e aproveitar sua infância.

refeicao-em-familia

Ingerir alimentos saudáveis é uma forma de manter o corpo infantil funcionando em seu perfeito estado e esse tipo de alimentação só pode ser adquirido através da inserção dessas comidas na vida infantil. Crianças agem pelo exemplo. Se elas fazem as refeições junto aos pais e observam que eles colocam uma grande quantidade de legumes e verduras no seu prato, a tendência é de que passem a repetir a ação.

Além disso, a oferta muitas vezes é o que faz a demanda. Quando uma criança almoça sozinha, ela tem a liberdade de comer apenas aquilo que lhe parece interessante em meio a diversas opções. Se essa mesma criança fizer uma refeição em família, em que lhe são oferecidas menos opções de guloseimas e mais opções de alimentos saudáveis, ela acabará os incluindo em sua dieta.

Além disso, a refeição costuma ter uma importância bem grande para os pequenos. As crianças que comem sozinhas têm mais tendência para desenvolver transtornos alimentares graves, se relacionadas a crianças que comem com os pais e irmãos. Muitas vezes esses pequenos solitários se recusam a comer, somente para chamar a atenção dos pais.

Refeição em família para um convívio saudável

Quando pais e filhos se reúnem para uma refeição em família assumem uma postura mais relaxada. Geralmente esse é um dos poucos momentos de descanso que possuem durante a jornada de estudos ou trabalho, e o fato de estarem no seio familiar faz com se sintam mais abertos e receptivos. Por isso, se sentem mais à vontade para compartilhar novidades em suas rotinas, seus dilemas e conquistas.

Quando pais e filhos têm espaço para dividir suas vidas entre si, se estabelece uma relação de confiança que é fundamental para que as crianças se sintam encorajadas a compartilhar seus anseios e a buscar conselhos com os pais. A hora do jantar, por exemplo, é um bom momento para acolher os filhos, suas complicações e suas expectativas.

E se a confiança é reforçada durante a refeição em família, o relacionamento entre pais e filhos fica melhor em todos os outros momentos. Isso pode ser fundamental até mesmo para o desempenho escolar das crianças. Isso porque o convívio familiar ajuda na capacidade de comunicação dos pequenos, melhora seu desenvolvimento cognitivo e amplia o vocabulário infantil.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação infantil
nutrição
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ