Alimentação Infantil

03/01/2015 04:26 - Atualizado em 01/12/2016 12:25

Veja dicas para cuidar da alimentação de crianças de 2 anos

Saiba quais os nutrientes essenciais para que as crianças de 2 anos tenham uma alimentação saudável.

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Redação

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A fase de descobertas da fala e do caminhar é uma das mais importantes para o seu filho. Para garantir a saúde de crianças de 2 anos, é necessário ter em mente que tudo começa com a estimulação de bons hábitos alimentares. A variação das cores dos alimentos, texturas e sabores, além de servirem como atrativo, ajudam no equilíbrio nutricional da criança.

criancas de 2 anos

Alimentação infantil deve ser equilibrada

Nessa fase, é necessário que as crianças de 2 anos estejam totalmente inseridas nos hábitos alimentares da família. Por essa razão, todo o grupo familiar deve ser responsável para que as refeições sejam equilibradas e tenham os nutrientes para que a criança possa se desenvolver de maneira forte e saudável.

Até os 6 meses de idade, o bebê deve receber apenas o leite materno. Depois dessa fase. a mãe pode manter a amamentação até por volta de 2 anos ou mais - desde que acrescentando alimentos que complementam as refeições, como cereais, carnes e pequenas porções de frutas e legumes.

Para crianças que fazem uso do leite materno, a frequência para a inserção da alimentação complementar é de, em média, três vezes ao dia. Para os que já desmamaram, cinco vezes.

Lembre-se que, a partir de um ano, a criança fica mais seletiva quanto a alimentação. Por isso, antes de concluir que ela não quer comer outros tipos de alimentos, procure variar o cardápio e fazer pratos atraentes tanto no sabor quanto nas cores.

Como balancear a alimentação de crianças de 2 anos

Cada tipo de alimento tem sua função. Por isso, não subestime nenhuma classe de nutrientes que as crianças de 2 anos precisam. As proteínas, encontradas nas carnes, ovos, queijos e iogurtes, ajudam contra infecções, pois fazem a síntese dos anticorpos.

Já as fibras favorecem a flora intestinal e mantém o equilíbrio do corpo. Elas estão presentes na maioria das frutas, principalmente naquelas nas quais é possível o consumo com casca, como a maçã e a uva, por exemplo. Também são encontradas nos legumes, nas verduras e nos cereais.

Quando utilizada na quantidade correta, a gordura facilita que as vitaminas A, D, E e K sejam absorvidas. São as chamadas lipossolúveis - que não são solúveis em água, apenas em gordura. São grande fonte de energia e que podem ser encontradas nos óleos de soja, peixe, canola, nas margarinas e em alimentos como aveia, centeio e no trigo integral.

Assim como a gordura, os carboidratos são uma das mais importantes fontes de energia para crianças de 2 anos. Eles se encontram em uma grande variedade de alimentos, como massas, pães, bolachas e nos melados.

O que evitar na alimentação de crianças de 2 anos

Como você já sabe, a criança nessa fase se alimenta junto com a família. Por isso, quem prepara a comida deve ter atenção redobrada principalmente quanto à quantidade de sal nos alimentos. Evite também o excesso de doces, alimentos gordurosos, industrializados e bebidas estimulantes, como cafés e refrigerantes.

A alimentação balanceada sempre será o maior trunfo para as mamães que querem cuidar da saúde das crianças de 2 anos. Inserir bons hábitos na infância garante que a a criança se torne em um adulto consciente da sua saúde.

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