Alimentação Infantil

17/12/2014 10:00 - Atualizado em 04/12/2016 11:55

Veja como elaborar um cardápio saudável para crianças

Priorizando frutas e verduras, o cardápio saudável para os pequenos é rico em vitaminas.

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Redação

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Escolher alimentos corretos para a refeição das crianças e ainda agradar aos paladares dos pequenos é sempre um desafio. Para alguns pais, a inclusão de frutas, verduras e saladas no prato infantil é sinônimo de problemas. Confira algumas dicas para introduzir um cardápio saudável na rotina alimentar do seu filho e descubra quais são os alimentos menos indicados para as crianças.

Alimentos para o cardápio saudável

Alimentos como salgados assados, sucos de frutas variadas, iogurtes naturais, leite com achocolatado e frutas são sempre boas ideias para o cardápio saudável. Lembre-se de priorizar alimentos naturais. Deixe de lado doces, refrigerantes, salgadinhos e sucos de frutas industrializados. Na hora de preparar a bebida, escolha frutas frescas.

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Evite sanduíches com mortadela, salame e salsicha. Esses alimentos são menos naturais e podem causar alergias e intoxicações alimentares. Na hora de preparar o lanche, dê prioridades para blanquet de peru, peito de peru, presunto magro e peito de frango defumado - opções naturais e saborosas.

A água, extremamente importante para o funcionamento do corpo, deve ser bebida ao longo do dia. É importante lembrar que a ingestão de sucos não deve ser trocada pela água. Para deixar a criança sempre hidratada, mantenha uma garrafinha de água em sua bolsa ou até mesmo no carrinho.

Alimentos como chocolates, balas e doces em geral devem ser adicionados ao cardápio saudável somente a partir do momento em que a criança está bem de saúde e com uma alimentação regrada. As refeições “lixo”, como podem ser chamadas, devem ser feitas uma vez por semana, sem exageros.

Dicas para melhorar a alimentação infantil

Prepare pratos coloridos e temáticos

Na hora de fazer os pratos, convide o seu filho para participar. Crianças gostam da interação e se sentem estimuladas a comer quando enxergam desenhos. Para deixar o prato ainda mais atrativo, conte uma história ou explique a procedência dos alimentos servidos.

Faça o momento ser prazeroso

Jamais castigue a criança. O momento da alimentação deve ser tranquilo e calmo. Deve significar prazer, já que os alimentos tem um sabor muito gostoso. Para deixar a criança tranquila, ligue o som e coloque uma música de fundo. Assim, a hora da refeição se torna um momento divertido para ela.

Opção de cardápio saudável para as crianças

Montamos uma opção de cardápio saudável que envolve todos os alimentos que necessitam estar na alimentação de uma criança. Lembre-se que pode ser importante recorrer a um nutricionista, profissional que conhece as necessidades da criança e que pode criar uma dieta específica seguindo os exames de sangue.

Café da Manhã:

- Batida de 3 morangos, 1 banana e leite

- Pão integral com requeijão light

Lanche da manhã:

- Uma fruta

Almoço:

- 1 filé de frango ou carne moída com pouco tempero

- Legumes e verduras cozidos

- 3 colheres de arroz integral

- 1 concha de feijão

Sobremesa:

- Uma fruta

Lanche da tarde:

- Iogurte natural com aveia

Jantar:

- Um filé de frango ou carne moída com pouco tempero

- Legumes e verduras cozidos

- 3 colheres de arroz integral

Ceia:

- Leite quente.

Pronta para acertar no cardápio saudável do seu filho? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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