Alimentação Infantil

24/08/2014 10:39 - Atualizado em 06/12/2016 11:18

Veja 7 medidas para tomar quando a criança precisa perder peso

Toda a família deve incentivar a reeducação alimentar quando a criança precisa perder peso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A obesidade infantil vem crescendo nos últimos anos e atingindo níveis alarmantes. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o problema atinge uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos. Mas o que fazer quando a criança precisa perder peso?

Criança precisa perder peso e dar um tempo nas tecnologias

A falta da prática de exercícios físicos e o boom das novas tecnologias são fatores importantes no ganho de peso na infância. Os pequenos de hoje - diferente de como era no tempo de seus pais - preferem o videogame, assistir televisão e brincar em tablets e smartphones do que jogar bola e correr no pátio, entre outras atividades físicas.

crianca-precisa-perder-peso

A má alimentação também é outro fator aliado à obesidade. Frituras, doces e gorduras fazem com que as crianças atinjam o sobrepeso - um caminho trilhado rumo à obesidade infantil. Se essa é a realidade do seu filho, veja a seguir 7 ações recomendadas a adotar quando a criança precisa perder peso.

7 atitudes quando a criança precisa perder peso

1. Estabelecer horários para as refeições

É de extrema importância que a criança tenha horários certos para comer. Pular alguma refeição é prejudicial a quem está tentando emagrecer, pois na próxima vez que comer, tende a consumir o dobro. Quando a criança precisa perder peso é preciso que ela siga todas as refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

2. Ofereça os alimentos certos

Pequenas atitudes podem ajudar seu filho a ter uma vida mais saudável. Incentive-o a comer mais frutas, substituir os refrigerantes por sucos e ofereça saladas coloridas para se tornarem mais atrativas. Outra dica boa é evitar comprar biscoitos, doces e refrigerantes. Se você tiver esses alimentos em casa, vai ser mais difícil dizer para a criança não comer.

3. Diversifique os alimentos

Pique as frutas em pedacinhos e ofereça ao seu filho. Incentive a criança a comer verduras e legumes. Sirva um suco natural só após o almoço. Todas essas ações ajudarão o pequeno na batalha contra a balança.

4. Comer é coisa séria

Quando é preciso incentivar a alimentação, os pais costumam fazer brincadeiras, como o "aviãozinho". Caso a criança precise perder peso, porém, tente evitar isso. Nesse caso, a hora de comer tem que ser um momento tranquilo e com diálogo.

5. Aposte na reeducação alimentar

Reeducar a criança, a comer corretamente, é uma tarefa difícil no começo, que precisa ser feita com paciência. Comece tirando os alimentos mais calóricos aos poucos, para que o seu filho se acostume.

6. Promova o apoio familiar

É muito difícil para a criança se controlar, se ela ver os familiares comendo doces que ela não pode comer. Ter o apoio de todos à sua volta é fundamental. É importante que toda a família participe dessa alimentação saudável, praticando juntos a reeducação alimentar.

7. Incentive a atividade física

Estimule seu filho a praticar algum esporte que ele goste. Pequenas atitudes podem ajudar, como fazer um passeio ao ar livre em uma praça e levar um bola de futebol para você jogar com a criança. O importante é estimulá-la a se movimentar, correr, brincar, pois além de ser divertido, você vai estar ajudando seu filho a gastar calorias.

Lição para a vida

É sempre bom lembrar que essas dicas não são apenas para ser utilizadas quando a criança precisa perder peso. Ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos vai muito além de emagrecer: é construir uma qualidade de vida.

TAGS
obesidade
sobrepeso
crianças
academia para crianças
exercícios

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ