Alimentação Infantil

04/06/2015 04:18 - Atualizado em 01/12/2016 09:43

Sorvete caseiro é sobremesa saudável para a criançada

O sorvete caseiro é livre de corantes e aromatizantes encontrados nas versões industrializadas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Pode não ser verão, mas o sorvete sempre faz sucesso. Presente em receitas clássicas das estações mais frias do ano, o sorvete caseiro é fácil de fazer e pode integrar aquele petit gateau, sempre tão apreciado por adultos e crianças. Para os pequenos, aliás, essa é uma receita com cara de festa.

Diferente das versões industrializadas, o sorvete caseiro leva ingredientes naturais, como frutas. Livres de corantes e aromatizantes, as receitas preparadas em casa ainda garantem diversão: convide a criançada para a cozinha e transforme o momento em uma nova experiência para elas.

Antes de colocar as mãos para trabalhar, vai uma dica: uma das receitas de sorvete caseiro leva leite condensado. Se preferir, escolha a versão diet ou sem lactose - caso o seu filho tenha intolerância. A mesma dica vale para o creme de leite.

sorvete-caseiro

Sorvete caseiro de morango

Ingredientes:

- 3 xícaras de creme de leite fresco

- 6 gemas

- 1 xícara de açúcar

- ¼ colher de chá de sal

- 2 e ½  xícaras de morangos limpos e fatiados

- 1 colher de chá de essência de baunilha.

Modo de Preparo:

Leve o creme de leite para uma panela. Quando estiver quente, desligue. Dentro de uma vasilha, com batedor de arame, bata as gemas com açúcar e o sal. Vá juntando o creme de leite lentamente, misturando rápido e sem parar. Após finalizar a mistura dos ingredientes, leve para a mesma panela.

Ligue fogo em temperatura baixa e deixe cozinhar até que engrosse. Peneire o creme em uma tigela. Guarde na geladeira por duas horas. Retire o sorvete caseiro do freezer e espere derreter um pouco. Coloque no liquidificador e bata, acrescentando a colher de baunilha e os morangos.

Quando a fruta estiver mesclada e o sorvete cremoso, leve novamente para a tigela. Coloque na geladeira e deixe esfriar por três horas. Sirva com frutas, petit gateau ou com as guloseimas preferidas do seu filho.

Sorvete caseiro de chocolate

sorvete-caseiro

Ingredientes:

- 500ml de creme de leite fresco gelado

- 1 lata de leite condensado

- 150g de chocolate

- 1 colher de sopa de açúcar de baunilha

- Flocos de chocolate.

Modo de Preparo:

Coloque o creme de leite e o açúcar na batedeira. Bata até que os dois ingredientes fiquem parecidos com um chantilly.

Acrescente o leite condensado e continue batendo. Dissolva o chocolate em banho maria e adicione aos ingredientes da batedeira.

Coloque o sorvete caseiro de chocolate em um pote específico para o congelamento e espere ficar duro.

Para agregar mais cremosidade, tire do gelo, espere derreter e bata no liquidificador. Adicione os flocos de chocolate e misture com cuidado.

Leve para o congelador e deixe endurecer. Esse delicioso sorvete pode fazer parte de vitaminas de frutas, banana split ou ser servido sozinho.

Gostou de conhecer essas receitas nutritivas e saborosas? Deixe um comentário! E continue acompanhando as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação
sobremesas
doce
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ