Alimentação Infantil

12/05/2015 04:23 - Atualizado em 29/11/2016 10:06

Sopa de letrinhas oferece nutrição divertida às crianças

Primeiro contato com a alfabetização infantil pode se dar em jantar com uma sopa de letrinhas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não tem jeito de seu filho comer aquela refeição nutritiva que você preparou com carne, macarrão e legumes? Então, que tal misturar todos os ingredientes em uma sopa de letrinhas? Essa é uma alternativa bem conhecida das mamães. Além de ser bastante saudável, pode incentivar os pequenos a se alimentarem enquanto são alfabetizados.

Quanto ao preparo, não há mistérios. Assim como o macarrão normal, a massa em forma de letras requer cozimento e preparo idêntico ao tradicional. Na sopa de letrinhas, você também pode incluir alimentos saudáveis e que contribuem para o desenvolvimento de seu filho.

No jantar, você pode utilizar essa refeição como uma forma de ensinar a criança a conhecer as letras e aprender a ler. Veja a seguir como preparar e conheça mais sobre os seus benefícios.

sopa de letrinhas

Receita de sopa de letrinhas

Ingredientes:

- Macarrão de letrinhas a gosto

- 3 batatas médias em cubos

- 1 cenoura grande picada

- 3 dentes de alho amassados

- 1 cebola picada

- 500g de peito de frango em cubos pequenos

- 4 colheres de sopa de molho de tomate

- 2 colheres de salsa ou salsinha

- 2 colheres de azeite

- 1 tablete de caldo de legumes

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Frite a carne, o alho e a cebola no azeite até ficarem douradinhos. Coloque a cebola e o alho depois da carne, porque eles fritam mais rápido.

Depois, acrescente a batata e a cenoura, enchendo com água até cobrir mais ou menos quatro dedos acima dos legumes e da carne. Acrescente o molho de tomate, a salsa, o caldo de legumes e acerte o sal.

Deixe cozinhar na pressão por 15 minutos, depois de começar a apitar. Retire a pressão e coloque o macarrão de letrinhas conforme a porção que quiser. Espere uns 10 minutos até o macarrão estar bem cozido e pronto para servir.

Caso as crianças não gostem da cenoura em rodelas, você pode ralar em vez de cortar. Dessa forma, a cenoura quase desaparece e passa imperceptível pelos pequenos.

Os benefícios da sopa de letrinhas

No inverno, ingredientes como o alho e a cebola fortalecem o sistema imunológico. O alho é um excelente anti-inflamatório natural e ajuda a combater infecções no peito, além de tosse e congestão nasal. Contra gripes e resfriados nos pequenos, ele pode ser colocado na sopa de letrinhas e nem vai ser percebido.

Já a cenoura é excelente para os olhos, pele, cabelos, mucosas e até para os ossos, prevenindo surgimento de úlceras e reumatismo. Além disso, o alimento é fundamental para as crianças em desenvolvimento, pois é rica em vitaminas que beneficiam o sistema nervoso. Outra vantagem aparece no fortalecimento dos dentes.

Na sopa de letrinhas, a batata cozida garante que a criança ingira vitaminas do complexo B e também alimentos com vitamina C, além de sais minerais, como potássio, magnésio, fósforo, ferro, cálcio e zinco, essenciais para seu desenvolvimento saudável.

Por fim, o macarrão que forma a base da sopa é rico em carboidratos, que garantem energia aos pequenos. Diariamente, a criança precisa que seu cardápio seja composto de 50% a 60% de carboidratos, por isso, a sopa de letrinhas pode garantir energia e aprendizado ao mesmo tempo.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
desenvolvimento infantil
crianças
nutrição
receita de sopa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ