Alimentação Infantil

04/01/2015 01:36 - Atualizado em 08/12/2016 04:08

Saiba quais são os alimentos que dão energia às crianças

Para que seu filho tenha mais disposição, aprenda a priorizar os alimentos que dão energia.

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Redação

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Que cuidar da alimentação das crianças é importante, todos os pais já sabem. Como nessa fase os pequenos estão se desenvolvendo em ritmo acelerado, precisam ter na hora de comer um empurrãozinho para o seu dia a dia. É aí que entram os alimentos que dão energia. Você sabe onde encontrá-los para oferecer ao seu filho? Descubra.

alimentos que dao energia

A importância dos alimentos que dão energia

Seu filho costuma se sentir cansado após uma brincadeira com os amigos? Ele não se mostra muito disposto para realizar atividades que para os coleguinhas parecem naturais? Saiba que o problema - e sua solução - provavelmente estão ligados à alimentação infantil.

Uma alimentação baseada em gorduras saturadas, frituras, doces e com ausência de frutas, verduras, legumes e vitaminas, influencia diretamente na sensação de cansaço e na falta de disposição em crianças.

Isso acontece porque esses alimentos muito gordurosos exigem muita energia do organismo para a sua digestão. Com isso, roubam a disposição que deveria ser gasta com tarefas simples e diárias.

Mas isso não significa que esses alimentos devam ser cortados totalmente da alimentação da criança. O que é preciso é fazer substituições, reduzindo a quantidade e preferido os alimentos que dão energia aos seus filhos.

Frutas são alimentos que dão energia às crianças

alimentos que dao energiaAs frutas são um grupo de alimentos que dão energia mais importantes na nutrição das crianças. Elas possuem muitas vitaminas, minerais e fibras, contribuindo para manter a disposição, regulando os hormônios e dando imunidade aos pequenos.

O kiwi, a laranja, o morango, a acerola, a mexerica e o limão são ricos em vitamina C e antioxidantes. Também não se pode esquecer da banana, da pera e da maçã, que nutrientes diversos para garantir a energia necessária para o dia todo.

Para adaptar frutas no dia a dia das crianças, é simples. Comece com pequenas porções, cortando-as em cubos e apresentando-as de diferentes formas. A salada de fruta é ótima para as crianças e prática por todas elas estarem juntas no mesmo prato.

Como as crianças costumam imitar os adultos, é importante também como incentivo que você coma frutas na frente do seu filho. Assim, ele vai ver que não é só ele que precisa de opções mais saudáveis.

O benefício do verde-escuro e do roxo

Outros alimentos que dão energia são as hortaliças. Todas aquelas que possuem a cor verde-escura são ricas em vitamina A, E e D, como couve, brócolis e espinafre.

Sucos verdes são uma boa opção para colocar na alimentação das crianças. Os sucos de abacaxi com couve e de clorofila são fonte direta de energia.

Além das hortaliças, os alimentos de cor arroxeada também trazem disposição. Entre eles, estão o açaí, a beterraba, a romã e a berinjela. Esses alimentos aumentam a oxigenação das células e a imunidade da criança, prevenindo gripes e resfriados.

Como dica, esses alimentos podem ser servidos na hora do almoço de forma criativa para seu filho comer e se divertir. Fazer composições com as cores no prato e receitas diferentes atraem a atenção e despertam o interesse em experimentar os alimentos que dão energia.

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