Alimentação Infantil

09/02/2015 03:27 - Atualizado em 07/12/2016 01:25

Saiba por que o açúcar deve ser consumido com cautela na infância

O açúcar está presente em diversos alimentos e, em excesso, pode causar obesidade.

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Redação

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Embora os doces sejam uma delícia, o excesso de açúcar na alimentação é perigoso, e não somente para a saúde dos dentes. Existem estudos que ligam o alto consumo da substância a diferentes males, como doenças cardiovasculares, diabetes, gota, fígado gorduroso e alguns tipos de câncer.

Na infância, esse ingrediente aumenta a hiperatividade e a irritabilidade, ao mesmo tempo em que reduz a capacidade de concentração. As guloseimas mais adoradas pelos pequenos - como doces, balas e refrigerantes - também aumentam a insulina e adrenalina no sangue, o que provoca ansiedade.

acucar

O Ministério da Saúde lançou uma cartilha com orientações sobre alimentação para crianças, na qual afirma que, até os dois anos, os pequenos não devem consumir açúcar refinado.

É nesse período de desenvolvimento que os hábitos alimentares, que acompanham o indivíduo por toda a vida, vão sendo formados. Se ele começar sua alimentação de forma errada, com excesso de açúcar, poderá se tornar um adulto obeso ou com problemas decorrentes do diabetes.

Orientações sobre o consumo de açúcar

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que o consumo diário de açúcar não ultrapasse 10% da energia total necessária. Ou seja, Uma criança de dois anos de idade, por exemplo, que pese 13kg, deve consumir 1,3 mil calorias diárias, sendo 16g de açúcares, no máximo.

Se ela ingerir 200ml de leite com achocolatado, já terá ultrapassado esse limite. Essa quantia contém 29g de açúcares.

É importante salientar que, dentro dessa quantidade, não está somente a sacarose, mas também açúcares como a frutose e a glicose. As substâncias estão presentes naturalmente em frutas, no mel e nos sucos.

Alimentos industrializados contêm muito açúcar

Os pais devem ficar atentos aos produtos nos quais a maior parte do açúcar se esconde atualmente: os industrializados. Para se ter uma ideia, 200ml de suco de laranja industrializado contêm 9g de açúcar. Já uma lata de refrigerante tipo cola contém 37g.

É no processo de industrialização de diferentes produtos que as empresas utilizam inúmeros tipos de açúcares, como sacarose, xarope de glicose e xarope de milho. Eles são desnecessários para a nossa saúde, e ainda por cima retardam o metabolismo dos carboidratos e das gorduras.

Com o metabolismo desacelerado, a glicose no sangue pode ser elevada rapidamente, o que favorece o acúmulo de gordura corporal e sanguínea. Por isso, para manter o consumo de açúcar sob controle, é preciso encontrar o equilíbrio no dia a dia.

Viu como o açúcar pode ser um risco? Conte-nos como você controla a alimentação dos seus filhos! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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