Alimentação Infantil

06/08/2014 09:00 - Atualizado em 10/12/2016 07:20

Saborosas e saudáveis: Aprenda 4 receitas de papinhas gourmet

Papinhas gourmet oferecem nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Já se foi o tempo em que a comida dos bebês se resumia a uma sopa batida no liquidificador ou potinhos de preparos prontos encontrados no supermercado. Cada vez mais, as mães se preocupam com a alimentação saudável dos filhos, procurando compor pratos saborosos e nutritivos. Foi assim que surgiram as papinhas gourmet, que valorizam o sabor e a cor dos alimentos.

Por que adotar as papinhas gourmet

O leite materno é um alimento único, que contém todos os nutrientes necessários para uma criança. Quando ele deixa de ser o componente exclusivo da dieta da criança, são inseridos novos alimentos à dieta do bebê, que farão parte de toda a sua vida. Por isso, as papinhas gourmet possuem ingredientes variados e saudáveis, para que a criança crie gosto por esses sabores naturais.

Nada melhor do que uma papinha feita em casa:

Papinhas gourmet
Papinhas gourmet podem ser uma refeição saudável e saborosa. Foto: Shutterstock

É importante criar fórmulas com elementos que se complementem. Papinhas doces podem levar frutas e farinha de alguma semente ou chás. Já nas composições salgadas, é interessante aliar carboidratos, proteínas e legumes ou verduras, para criar uma refeição completa para o bebê.

4 receitas de papinhas gourmet

Confira abaixo como preparar essas delícias saudáveis:

1 - Brócolis e Abobrinha 

Ingredientes:

250 g de brócolis 
250 g de abobrinha
2 colheres de azeite de oliva
500g de legumes e verduras diversos para o caldo 
½ cebola pequena
Água filtrada. 

Modo de Preparo:

Doure a cebola em uma colher de azeite de oliva, acrescente os legumes e verduras do caldo e a água. Tampe a panela e deixe cozinha por 2 horas. Quando o caldo estiver pronto, retire os legumes e use apenas a água. Salteie o brócolis e a abobrinha no azeite restante e cubra com uma xícara do caldo de legumes, deixando cozinhar por 10 minutos. Passe no processador de alimentos e sirva. 

2 - Grão de Bico e Frango

Ingredientes:

1 xícara de grão de bico descascado
100g de frango em pedaços
1 colher de sopa de cebola 
Azeite 
Sal.

Modo de Preparo:

Refoque em uma panela quente a cebola e um fio de azeite. Acrescente o frango e deixe dourar. Adicione os grãos de bico, cubra com água e deixe cozinhar até que amoleça. Quando a água estiver quase seca tempere com um pouco de sal. Esmague ou leve ao processador de alimentos. Na hora de servir, ponha um fio de azeite de oliva extravirgem sobre a papinha. 

3 - Peixe com legumes

Ingredientes

50g de peixe branco e sem espinhos
1 colher de sopa de cebola picada
1 batata pequena
½ chuchu
1 colher de sopa de couve picada
250ml de água
1 colher de sopa de azeite de oliva.

Modo de Preparo:

Refogue em uma panela pequena o peixe em cubos e a cebola com um pouco de azeite. Acrescente os demais ingredientes, cubra com água e deixe cozinhar até que tudo esteja macio e haja pouco caldo na panela. Amasse com um garfo ou liquidifique. Sirva com um fio de azeite de oliva

4 - Pera, anis e lichia

Ingredientes:

2 pêras
10 lichias 
1 anis estrelado.

Modo de Preparo:

Descasque as lichias, retire suas polpas e reserve. Descasque também as pêras e retire as sementes. Leve as pêras e as lichias ao liquidificador até que formem um creme. Cozinhe em fogo médio com o anis por aproximadamente 10 minutos. Por fim, deixe esfriar e sirva como sobremesa esta que é uma das papinhas gourmet preferidas dos bebês, pelo gosto doce.  

Você já experimentou as papinhas gourmet com seus filhos? Escolha ingredientes nutritivos que agradem a criança e crie novas receitas.

Não perca:

Saúde com sabor: Trocas inteligentes de ingredientes

Leia também:

Merenda escolar: 5 dicas de lanches saudáveis

Leite de soja é bom para crianças? Descubra

Café da manhã é a refeição mais importante para crianças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ