Alimentação Infantil

19/11/2015 10:42 - Atualizado em 08/12/2016 01:48

Receita: Banana assada complementa o cardápio

A fruta é fonte de nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que tal incrementar o cardápio das crianças e oferecer uma banana assada como lanche saudável? Além de ser fácil e rápida de preparar, a receita agrada aos pequenos e ainda fornece uma série de nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento.

A opção pode ser incluída na alimentação infantil desde a introdução dos primeiros alimentos sólidos. Além da banana, outras frutas também são indicadas nessa fase, sendo facilmente aceitas pelos bebês e garantindo diversos benefícios.

banana assada com canela

Prepare a banana assada

A banana assada é uma receita indicada para bebês a partir dos 9 meses de idade. Além de saborosa e fácil de preparar, também garante os benefícios da fruta, que contém alto valor energético e é rica em potássio e vitaminas C e do complexo B.

Entre os tipos mais comuns no Brasil, a banana-maçã é bastante recomendada para bebês, pois seu sabor é mais suave e a variedade também é menos alergênica. O consumo da fruta só deve ser evitado no caso de prisão de ventre.

Ingredientes:

- 1 banana madura

- 1 pitada de canela em pó.

Modo de Preparo:

Descasque a banana e parta-a ao meio no sentido do comprimento. Forre uma forma com papel-alumínio, coloque a banana e polvilhe a canela. Feche o alumínio e leve ao forno preaquecido por aproximadamente 15 minutos. Deixe esfriar e a banana assada está pronta para servir.

Saiba Mais
Muffin de banana: Aprenda essa e outras delícias sem açúcar
Alimente seu filho de maneira saudável com papinha orgânica
Prepare 3 receitas com banana e aproveite

Alimentação saudável para as crianças

O leite materno deve ser o único alimento consumido pelo bebê durante os 6 primeiros meses de vida. Após esse período, e com a indicação do pediatra, os alimentos sólidos devem começar a ser introduzidos aos poucos. Para isso, opções como papinhas, sopas e a banana assada são muito indicadas.

As frutas são consideradas boas aliadas da alimentação infantil. Além do alto valor nutritivo, também são saborosas e docinhas, não encontrando grande resistência das crianças para serem incorporadas ao cardápio diário.

As mais recomendadas para bebês são abacaxi, laranja, maçã, mamão, melão, manga, melancia e pera. Entre o grupo de verduras, legumes e hortaliças, também muito importantes para as crianças, opte por batata, batata-doce, abóbora, beterraba, brócolis, cenoura, feijão, folhas verde-escuras (espinafre, agrião, mostarda, couve, escarola) e mandioquinha.

Segundo especialistas, o ideal é que crianças acima de 1 ano de idade consumam de três a quatro porções de frutas por dia. Se elas forem consumidas in natura, sem serem processadas e transformadas em suco, é ainda melhor, pois assim suas fibras e seus nutrientes permanecem intactos.

Gostou das dicas de alimentação infantil? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
introdução alimentar
nutrição
frutas para bebês
benefícios da banana

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ