Alimentação Infantil

26/08/2014 03:21 - Atualizado em 03/12/2016 12:12

Raio X da alimentação das crianças: Conheça os 5 erros mais comuns

Pais precisam impor limites e dar bons exemplos para a alimentação das crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O problema de sobrepeso infantil é cada vez mais sério. Isso porque a alimentação das crianças muitas vezes é feita de forma errada. Alguns pais não sabem dizer “não” aos filhos, e acabam fazendo todas as suas vontades.

Sorvetes, batata frita, fast food. Existem crianças que só comem alimentos extremamente calóricos e gordurosos. Os pais precisam impor limites e evitar comprar essas guloseimas, já que, com esses alimentos em casa, fica mais difícil de impedir a criança de comer.

alimentacao-das-criancas

Erros mais comuns na alimentação das crianças

Confira os 5 erros mais comuns que os pais cometem na alimentação das crianças:

1 – As crianças não sentam mais à mesa para fazer as refeições

Com a vida moderna, as pessoas estão perdendo o costume de sentar à mesa para fazer as refeições. Acabam almoçando e jantando em frente à televisão. Isso é bastante prejudicial, ainda mais quando se tem crianças em casa. Isso porque fazer as refeições em família na mesa é um modo de os pais terem um contato direto com os filhos.

Dessa forma, podem ser divididas experiências e melhorar ainda mais a relação entre os familiares. Outro exemplo prejudicial de comer em frente à televisão é que a criança vai se distrair e não vai prestar atenção no que está comendo. Isso faz com que ela coma mais do que o necessário.

2 – Os pais não dão bons exemplos

Não adianta os pais quererem controlar a alimentação das crianças se eles mesmos não dão o exemplo. A criança aprende muito com a observação. Se você comer mais frutas, verduras e preparar refeições mais saudáveis, incentivará seu filho a comer também.

3 – Quando a criança recusa o alimento, os pais param de oferecer

Tem muitos alimentos que não gostamos logo de cara. Comer saladas, frutas e verduras, às vezes é questão de costume. Quando você oferece um tipo de legume a seu filho e ele se recusa a comer, não desista. Alguns dias depois, ofereça novamente aquele alimento, para assim, motivar a criança a ingeri-lo.

4 – Compram besteiras que as crianças pedem

Se você comprar bolachas, sorvete, sacos de batata frita, chocolates e outras guloseimas que as crianças adoram, vai ficar mais difícil não ceder quando elas quiserem comer.

5 – Não preparam receitas diferentes com o mesmo alimento

A alimentação das crianças requer algumas atitudes. Apresente outros pratos com o mesmo alimento. Por exemplo, às vezes, as crianças podem não gostar de cenoura crua. Então, tente preparar essa verdura de outra forma. Ofereça a cenoura refogada ou como purê. Sucos também são uma boa saída para seu filho ingerir frutas.

Alimentação das crianças: A importância de dizer não

Muitos pais não sabem dizer não para os filhos, principalmente quando se trata de comida. Você precisa compreender que quando proibir a criança de comer um chocolate, por exemplo, você vai fazer isso para o próprio bem dela. A alimentação das crianças é coisa séria. Se o sobrepeso infantil não for controlado logo, pode desencadear diversos problemas de saúde.

TAGS
alimentação
saúde
dieta
crianças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ