Alimentação Infantil

01/11/2015 10:03 - Atualizado em 10/12/2016 11:39

Prisão de ventre? Conheça 14 alimentos que prendem o intestino

Alimentação rica em fibras e em água ajuda a evitar o problema.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Alimentos que prendem o intestino devem ser evitados em qualquer idade. Na infância, em especial, causam desconforto, sensação de barriga estufada, dificuldade de concentração e desânimo. A saída é escolher um cardápio nutritivo desde os primeiros anos da criança, contribuindo para um desenvolvimento sadio.

Além de saber quais alimentos dificultam o trato intestinal, os pais precisam estar atentos à tabela nutricional dos produtos escolhidos. Assim, é possível verificar se as quantidades de nutrientes que o pequeno está ingerindo são suficientes para uma alimentação saudável. Saiba mais sobre o assunto.

bebê comendo alimentos que prendem o intestino

Confira 14 alimentos que prendem o intestino

A prisão de ventre é um problema bastante comum entre os brasileiros, interferindo diretamente em sua qualidade de vida. Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, 20% das pessoas convivem com esse incômodo.

A alimentação tem um papel fundamental no quadro. É pelo que ingerimos que podemos estimular ou retardar o funcionamento do aparelho digestivo. Conheça alguns alimentos que prendem o intestino e causam desconforto nas crianças:

1. Arroz

2. Banana

3. Batata

4. Biscoitos em geral

5. Caju

6. Cenoura cozida

7. Gelatina

8. Goiaba

9. Inhame

10. Limão

11. Maçã

12. Amido de milho

13. Mandioca

14. Pão branco.

Saiba Mais
Pirâmide alimentar infantil orienta hábitos saudáveis
Conheça os principais cuidados com a dentição infantil
Alimente seu filho de maneira saudável com papinha orgânica

Como melhorar o funcionamento do intestino

Alimentação

Assim como muitos alimentos acabam causando prisão de ventre - e todos os outros sintomas, como gases e mau humor -, alguns contribuem para o estímulo do sistema digestivo. Frutas como mamão, ameixa, laranja e manga são ótimos laxantes naturais e consumi-las durante a manhã colabora de forma eficaz para o bom funcionamento intestinal.

Fibras, fibras e fibras

As fibras são verdadeiras aliadas na hora de combater a prisão de ventre. Aveia e linhaça são alguns dos tipos de cereais mais eficazes, podendo ser combinados com frutas picadas ou vitaminas.

Muita água

O consumo regular do líquido é muito benéfico em todas as idades. As crianças devem ser incentivadas pelos pais e professores a beber muita água durante o dia. Além de evitar a prisão de ventre, isso contribui para um sistema imunológico fortalecido.

Atividades físicas

Ficar o dia inteiro em frente à televisão ou ao tablet são hábitos que contribuem para um intestino preso. Movimentar-se, por outro lado, é ótimo para o funcionamento do intestino. Valem brincadeiras de corrida, esportes, dança… O importante é não ficar parado!

Os alimentos que prendem o intestino citados no artigo fazem parte do cardápio do seu filho? Talvez isso esteja causando problemas na criança. Não deixe de nos contar o que você achou das nossas dicas de alimentação! E não perca as novidades de saúde e bem-estar infantil aqui do Vivo Mais Saudável.

TAGS
trato intestinal
intestino preguiçoso
sintomas de prisão de ventre
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ