Alimentação Infantil

16/02/2016 01:00 - Atualizado em 07/12/2016 01:43

Prepare uma sobremesa saudável para seu filho

As guloseimas calóricas podem ser substituídas por frutas da estação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que jogue a primeira pedra quem não é fã de uma boa sobremesa. Seja uma compota de frutas, um chocolatinho ou uma torta, essas guloseimas são aceitas até por quem ficou estufado após a refeição. Mas o problema aparece quando os pequenos deixam de se alimentar da maneira correta para se esbaldar nos doces.

A seguir, confira sugestões de sobremesas que trazem vantagens para a saúde das crianças.

criança comendo sobremesa

Refeição primeiro, sobremesa depois

Se você não sabe mais o que fazer para ensinar a ordem correta das refeições, está na hora de ter uma boa conversa com seu filho. Explicar quais são os alimentos indispensáveis na rotina alimentar é uma maneira de fazer a criança entender por que o feijão, o arroz, a salada e a carne são importantes para o organismo.

Seja de maneira lúdica ou séria, você deve comentar que as vitaminas e os minerais encontrados em cada um desses ingredientes ajudam a melhorar a saúde, evitando doenças que podem prejudicar as brincadeiras entre amigos. Diga também, é claro, que os doces não serão totalmente excluídos. Eles podem ser aproveitados em momentos especiais.

É importante oferecer opções saudáveis de sobremesa. Incluir uma fruta após a refeição pode dar resultado. Escolha uva, morango, mamão, maçã ou laranja. Esses itens podem ser consumidos diariamente e fornecem nutrientes indispensáveis para o organismo infantil. Além disso, são mais fáceis de agradar ao paladar dos pequenos.

Saiba Mais
Pirâmide alimentar infantil orienta hábitos saudáveis
Quantidade de açúcar nos alimentos pode surpreender você
Brigadeiro sem leite condensado faz a festa dos pequenos

Qual sobremesa fazer?

Se o fim de semana chegou e você não sabe o que preparar para a criançada, confira algumas sugestões de sobremesa que são gostosas e nutritivas. Elas levam chocolate e açúcar, então devem ser consumidas com moderação. Não exagere nas porções!

1. Sorvete de laranja

Ingredientes:

- 300g de chocolate branco diet picado

- 2 cenouras médias picadas

- Suco de 2 laranjas

- 1 lata de creme de leite.

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria. Bata as cenouras e o suco de laranja no liquidificador até virarem uma pasta. Peneire e reserve. Junte o chocolate derretido e o creme de leite no liquidificador. Bata por aproximadamente cinco minutos. Misture na tigela reservada com a laranja. Mexa e leve para o congelador por seis horas.

2. Creme de abacate

Ingredientes:

- 1 abacate maduro

- 1 copo de leite de castanha-do-pará

- 1 limão

- 1 colher de açúcar mascavo orgânico.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por cinco minutos, ou até obter um creme. Despeje em taças e leve para o congelador. Sirva gelado.

Qual é a sobremesa favorita do seu filho? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
doce
guloseimas
receitas saudáveis
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ