Alimentação Infantil

16/02/2016 01:00 - Atualizado em 26/06/2017 05:02

Prepare uma sobremesa saudável para seu filho

As guloseimas calóricas podem ser substituídas por frutas da estação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que jogue a primeira pedra quem não é fã de uma boa sobremesa. Seja uma compota de frutas, um chocolatinho ou uma torta, essas guloseimas são aceitas até por quem ficou estufado após a refeição. Mas o problema aparece quando os pequenos deixam de se alimentar da maneira correta para se esbaldar nos doces.

A seguir, confira sugestões de sobremesas que trazem vantagens para a saúde das crianças.

criança comendo sobremesa

Refeição primeiro, sobremesa depois

Se você não sabe mais o que fazer para ensinar a ordem correta das refeições, está na hora de ter uma boa conversa com seu filho. Explicar quais são os alimentos indispensáveis na rotina alimentar é uma maneira de fazer a criança entender por que o feijão, o arroz, a salada e a carne são importantes para o organismo.

Seja de maneira lúdica ou séria, você deve comentar que as vitaminas e os minerais encontrados em cada um desses ingredientes ajudam a melhorar a saúde, evitando doenças que podem prejudicar as brincadeiras entre amigos. Diga também, é claro, que os doces não serão totalmente excluídos. Eles podem ser aproveitados em momentos especiais.

É importante oferecer opções saudáveis de sobremesa. Incluir uma fruta após a refeição pode dar resultado. Escolha uva, morango, mamão, maçã ou laranja. Esses itens podem ser consumidos diariamente e fornecem nutrientes indispensáveis para o organismo infantil. Além disso, são mais fáceis de agradar ao paladar dos pequenos.

Saiba Mais
Quantidade de açúcar nos alimentos pode surpreender você
Brigadeiro sem leite condensado faz a festa dos pequenos
Pirâmide alimentar infantil orienta hábitos saudáveis

Qual sobremesa fazer?

Se o fim de semana chegou e você não sabe o que preparar para a criançada, confira algumas sugestões de sobremesa que são gostosas e nutritivas. Elas levam chocolate e açúcar, então devem ser consumidas com moderação. Não exagere nas porções!

1. Sorvete de laranja

Ingredientes:

- 300g de chocolate branco diet picado

- 2 cenouras médias picadas

- Suco de 2 laranjas

- 1 lata de creme de leite.

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria. Bata as cenouras e o suco de laranja no liquidificador até virarem uma pasta. Peneire e reserve. Junte o chocolate derretido e o creme de leite no liquidificador. Bata por aproximadamente cinco minutos. Misture na tigela reservada com a laranja. Mexa e leve para o congelador por seis horas.

2. Creme de abacate

Ingredientes:

- 1 abacate maduro

- 1 copo de leite de castanha-do-pará

- 1 limão

- 1 colher de açúcar mascavo orgânico.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por cinco minutos, ou até obter um creme. Despeje em taças e leve para o congelador. Sirva gelado.

Qual é a sobremesa favorita do seu filho? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
doce
guloseimas
receitas saudáveis
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ