Alimentação Infantil

17/09/2015 04:14 - Atualizado em 22/11/2016 04:12

Prepare o café da manhã ideal para seu filho

O desjejum é importante no desenvolvimento físico e psicológico dos pequenos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O café da manhã é a refeição mais importante em qualquer fase da vida. Para as crianças, então, nem se fala. Tanto para contribuir com um bom desenvolvimento quanto para oferecer energia aos pequenos, uma boa alimentação nas primeiras horas do dia é indispensável.

A nutricionista Daniela Cervatti explica que, após uma noite de sono, a criança precisa oferecer ao organismo energia e nutrientes para se preparar para as atividades do dia. Privando-se do café da manhã, existem grandes chances de que os pequenos não consigam ingerir toda a carga nutricional necessária para um desenvolvimento saudável.

crianca tomando cafe da manha

Como deve ser o café da manhã das crianças

Os efeitos positivos de um café da manhã saudável são notáveis. "Primeiro, uma criança que já sai de casa alimentada tende a ter mais disposição nas atividades propostas na escola, além de ter menos propensão de se distrair que aquelas que estejam com fome", comenta a nutricionista.

Um estudo conduzido na Tufts University, nos Estados Unidos, mostrou que a refeição matinal ajuda a controlar o apetite da criança, diminuindo as chances de obesidade, e também colabora para um maior foco no aprendizado.

Outra descoberta importante foi feita por pesquisadores da University of Pennsylvania, que mostrou ligação entre os níveis de quociente de inteligência (QI) e o hábito de tomar café da manhã. A pesquisa revelou que crianças que não se alimentam logo cedo possuem 4,6 pontos de QI a menos, em comparação às que se alimentam regularmente.

A rotina agitada do dia a dia faz com que muitas famílias ignorem essa importante refeição ou, simplesmente, substituam-na por sucos ou achocolatados no caminho da escola. Porém, um café da manhã adequado possui lácteos (leites, queijos ou iogurtes), frutas e sucos, cereais, gorduras (manteiga ou azeite de oliva) e proteínas (peito de peru ou presunto, por exemplo).

menina toma papinha no cafe da manha

Confira 5 opções de café da manhã saudáveis

Estabelecer a rotina do desjejum com seus filhos garante mais saúde para o desenvolvimento dos pequenos. Organize-se e reserve alguns minutinhos para preparar a refeição da manhã. Além de saudável, é um momento que você pode curtir na companhia da família, começando o dia com ainda mais disposição. Confira algumas sugestões:

Saiba Mais
Prós e contras do leite em pó na alimentação das crianças
Sopa de letrinhas oferece nutrição divertida às crianças
Leite materno congelado: Entenda como armazenar

Cardápio 1:

- Coalhada com banana amassada

- Cereal de milho sem açúcar 

- Laranja

- Pão integral com manteiga

- Leite.

Cardápio 2:

- Tapioca com requeijão

- Queijo branco

- Goiabada com laranja

- Banana

- Leite.

Cardápio 3:

- 1 copo de batida de banana com leite

- Sanduíche torrado de presunto cozido e queijo.

Cardápio 4:

- 1 copo de iogurte

- Ovos mexidos

- Torradas com queijo e mel.

Cardápio 5:

- 1 copo de leite com cacau

- Torradas de pão com doce e queijo

- 1 fruta.

A sua família tem o costume de tomar o café regularmente? Alerte amigos e familiares sobre a importância do desjejum e não deixe de incluir esse hábito na rotina! Aproveite para nos contar qual dessas opções de cardápio o seu filho vai gostar mais. E não esqueça de conferir outras dicas de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
desjejum
nutrição
desenvolvimento infantil
energia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ