Alimentação Infantil

23/08/2015 08:22 - Atualizado em 02/12/2016 01:48

Prepare 4 opções de papinha de frutas para o seu bebê

A papinha permite oferecer opções saudáveis e saborosas às crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O aleitamento materno exclusivo é indicado até os 6 meses de vida do bebê. Após esse período, alimentos pastosos podem ser adicionadas à dieta da criança. A papinha de frutas, docinha e suave, é indicada por pediatras e nutricionistas para complementar a alimentação infantil. Mas você sabe preparar?

Existem diferentes opções. A papinha simples, sem adição de conservantes e açúcares, pode ser incluída na alimentação da criança já a partir dos 6 meses. Sopas no estilo “creme”, por outro lado, devem ser servidas a partir dos 8 meses, pois contêm pedaços sólidos. Na dúvida, converse com o médico do seu filho.

Cuidados com a papinha de frutas

Para a nutricionista Giovanna Stefani, a papinha caseira é a melhor opção de refeição. “Ela não contém conservantes, corantes, açúcares e gordura trans, como algumas marcas de papinhas industrializadas”, diz. Além disso, o preparo em casa permite a seleção de alimentos que a criança gosta e necessita.

Outro ponto negativo das papinhas industrializadas está na consistência. “Elas, por serem muito pastosas, não favorecem o desenvolvimento da mastigação dos pequenos”, comenta Giovanna.

Ainda assim, as versões caseiras demandam alguns cuidados. Elas devem ser preparadas, de preferência, na hora da refeição, embora também possam ser conservadas na geladeira.

“É preferível que sejam feitas na hora do consumo, mas, na falta de tempo, podem ser armazenadas na geladeira por no máximo três dias ou congeladas por até 180” indica a nutricionista. Para evitar problemas, certifique-se de vedar todos os potinhos.

bebe comendo papinha de frutas

4 receitas de papinha de frutas

1. Mix de frutas

Ingredientes:

- 1 banana em rodelas

- 15 unidades de uva

- 1 manga sem casca e picada em cubos

- 10 folhas lavadas de hortelã fresca

- Suco coado de ½ laranja.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma vasilha pequena e sirva para a criança.

2. Maçã com cenoura

Ingredientes:

- 1 rodela de cenoura

- ¼ de maçã

- 1 fatia pequena de mamão

- 1 rodela de beterraba

- ½ xícara de água.

Modo de Preparo:

Retire as cascas e as sementes das frutas. Cozinhe todos os ingredientes com água. Quando estiverem macios, retire o líquido e amasse as frutas com a ajuda de um garfo. Se necessário, passe pelo coador.

3. Abacate com banana

Ingredientes:

- ¼ de abacate

- 1 banana-ouro.

Modo de Preparo:

Amasse as duas frutas juntas até que fiquem cremosas.

4. Maçã verde com baunilha

Ingredientes:

- 1 maçã verde

- Favas de baunilha.

Modo de Preparo:

Corte a maçã verde ao meio e retire as sementes. Coloque os dois pedaços com a casca para baixo em uma forma. Por cima, espalhe as favas de baunilha. Leve para o forno preaquecido em 180 graus Celsius por dez minutos. Quando estiver pronto, retire as favas de baunilha e separe a polpa da maçã. Amasse com cuidado. Deixe esfriar e sirva.

Qual a papinha de frutas que seu filho mais gosta? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas de papinha
introdução alimentar
alimentação de bebês
como conservar papinha

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ