Alimentação Infantil

26/04/2015 09:23 - Atualizado em 05/12/2016 08:20

Pratos divertidos estimulam a alimentação

Crianças são incentivadas ao consumo de alimentos saudáveis pela aparência dos pratos.

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Redação

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É grande a preocupação dos pais com a alimentação dos filhos. Manter um cardápio saudável e equilibrado, repleto de legumes e frutas, nem sempre é fácil. Os pratos divertidos podem incentivar a criança ao consumo de alimentos que façam bem à saúde. Com um pouco de criatividade, os pequenos podem aprender a criar gosto pelo saudável.

Para evitar as caras feias ao enxergarem uma ervilha ou um ovo, você pode dar outra função a esses vegetais, mudando seu contexto. Eles podem fazer parte de um cenário ou personagem, em pratos divertidos que estimulem sua ingestão. Está a fim de aprender como fazer seu filho criar gosto pelo que faz bem? Confira algumas dicas.

pratos divertidos

Brincando com pratos divertidos

Na cozinha, você pode tornar a comida mais atraente com pratos divertidos. Use as cores dos alimentos para compor a alimentação balanceada das crianças. Por exemplo, os vegetais vermelhos, como o pimentão, o tomate e a melancia, são ricos em licopeno, um poderoso antioxidante.

Os brancos, como o arroz, a couve-flor e a cebola, possuem nutrientes repletos de cálcio e potássio. Já os verde-escuros, como brócolis e couve, possuem minerais como o magnésio, importantes para o bom desenvolvimento das crianças.

Nos pratos divertidos, você pode incluir todos os alimentos necessários para uma refeição saudável e incentivar a criançada ao consumo equilibrado de nutrientes. Quer aprender uma receita? Vejo como fazer.

Pratos divertidos: Como montar?

Quando for preparar os pratos divertidos, você pode convidar as crianças para ajudar. Peça que elas façam as partes mais simples, como limpeza dos vegetais ou montagem do prato. O adulto fica com o que exige mais cuidado, como preparo das comidas no fogão, cortes de vegetais e cozimento dos alimentos.

Quer ir à prática? Chame seu filho e aprenda a fazer um campo de futebol nutritivo.

Ingredientes:

- 1 porção de arroz

- Clara de 1 ovo

- 1 porção de purê de batata

- 1 porção de carne moída cozida

- ½ xícara de ervilhas

- 1 folha de couve.

Modo de Preparo:

Coloque uma colher de arroz bem cheia sobre um plástico filme, enrolando logo em seguida. Forme uma trouxinha com o arroz e feche bem o saquinho, moldando uma bola. Deixe descansar.

Divida um prato com duas faixas de plástico filme, formando uma espécie de cruz. Na base do campo, você colocará algumas colheres de purê, espalhando para formar um quadrado. Depois, remova os plásticos.

Com as ervilhas, cubra todo o purê, formando o “gramado” do campo. Use a carne moída para criar duas faixas de “terra” ao redor. Frite uma clara de ovo de forma quadrada, como uma omelete. Corte duas tiras fininhas da clara e coloque uma próxima ao fim do gramado e outra na lateral.

Corte mais um pedaço da clara, mas em formato de semicírculo, e posicione no encontro das duas linhas do campo, formando a zona de escanteio.

Pegue de volta a bola de arroz e desenrole do plástico. Espalhe sobre o campo. Corte pequenos pedaços da folha de couve para enfeitar a bola. O prato está pronto.

Tem mais alguma dica? Conte nos comentários! E não esqueça que você sempre encontra novidades sobre educação de crianças aqui no Vivo Mais Saudável.

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