Alimentação Infantil

24/03/2015 12:35 - Atualizado em 30/11/2016 04:43

Pratos coloridos garantem saúde à mesa dos pequenos

Legumes e frutas são os principais ingredientes de um prato colorido e nutritivo.

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Redação

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Um desafio diário da alimentação infantil é criar o gosto pelos alimentos saudáveis. Os pratos coloridos, preparados com legumes e frutas, são uma boa opção para educar o paladar dos pequenos.

Quanto maior a diversidade de cores, maior a variedade de nutrientes. Conheça as principais substâncias presentes em cada grupo de alimentos e saiba como criar um cardápio sadio e atrativo para as crianças.

pratos-coloridos

Alimentos vermelhos

Morango, cereja, tomate, melancia e goiaba são fontes de vitamina C, licopeno e antocianinas. Eles garantem a proteção antioxidante, auxiliam no combate ao colesterol, atuam no sistema imune e ajudam na cicatrização.

Alimentos verde-escuros

Brócolis, espinafre, alface, couve e agrião são ricos em fibras, betacaroteno, ferro, clorofila, ácido fólico e vitamina K. Eles favorecem o funcionamento intestinal, evitando a constipação. Também promovem saciedade, atuam na manutenção dos tecidos, da pele e dos cabelos, aumentam a imunidade e melhoram a visão.

Alimentos alaranjados

Cenoura, mamão, damasco, caju, laranja e caqui possuem fontes de betacaroteno e vitaminas A e C. Também aumentam a imunidade e são potentes antioxidantes. Atuam no sistema imunológico, ajudam na cicatrização e na síntese de colágeno.

Alimentos marrons

Nozes, castanhas, centeio, grão de bico, feijão, lentilha, soja e cereais integrais são fonte de selênio, vitamina E e vitaminas do complexo B. Fortalecem o sistema imunológico e possuem ação antioxidante.

Alimentos roxos

Uva, ameixa, jabuticaba, açaí e berinjela possuem antocianina e resveratrol. Eles impedem a oxidação do LDL (colesterol ruim) nas artérias e protegem o organismo de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). As antocianinas têm ação anti-inflamatória e protegem as conexões cerebrais e a memória.

Prepare uma rotina saudável

A criança deve ser incentivada a fazer de cinco a seis refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, se necessário. Beber em torno de um litro e meio de água durante todo o dia também é indicado.

Para tornar os pratos coloridos e saudáveis, deve ser evitado o consumo de alimentos como salgadinhos, doces, refrigerantes e guloseimas. É necessário que a criança consuma leite e seus derivados três vezes ao dia, assim como deve ser incentivada a consumir quatro porções diárias de frutas e verduras.

Não deixe que a criança substitua água e sucos naturais por refrigerantes, mesmo os diet. Estabeleça horários regulares para que ela se alimente.

Proteínas como carne, leite, ovo, e lipídeos de boa qualidade (margarina, óleo vegetal, azeite e castanhas) devem ser incluídas nos pratos coloridos, assim como alimentos assados e grelhados em substituição das frituras.

Como tornar os pratos coloridos e atrativos

Alimentos coloridos e saudáveis

Frutas, sucos naturais e sanduíches integrais devem entrar no lugar de refrigerante, salgadinhos e doces.

Prato divertido

pratos coloridosQuando estiver difícil de convencer a criança a comer vegetais e legumes, experimente usar esses alimentos para fazer desenhos no prato dela.

Carinhas e bichinhos tornam tudo mais agradável e a hora da refeição será como uma brincadeira.

Insista nas novidades

Nem sempre a criança concorda em comer algo que lhe é oferecido pela primeira vez.

Algumas precisam provar o mesmo alimento de oito a dez vezes antes de aceitá-lo e incluí-lo nos seus hábitos alimentares normalmente. Seja firme.

É importante lembrar que, assim como os adultos comem primeiro com os olhos, isso não é diferente com as crianças. Dê o exemplo ao ingerir também estes alimentos.

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