Alimentação Infantil

19/02/2015 09:48 - Atualizado em 04/12/2016 07:45

Prático, mas nada saudável: Saiba por que evitar o miojo

Miojo apresenta teores muito mais altos de gordura que outros tipos de macarrão.

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Redação

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Você está com pressa ou sem tempo e resolveu preparar um miojo para seu filho? Se acredita que essa refeição pode suprir as necessidades nutricionais da criança de forma eficiente, está bem enganado.

Os componentes desse tipo de massa são verdadeiros vilões à alimentação saudável. Quantidades excessivas de gordura e sódio fazem do macarrão instantâneo uma bomba nada nutritiva e repleta de malefícios à saúde.

miojo

O preparo do miojo

O tempo de preparo do miojo é o principal motivo que leva as pessoas a consumirem o macarrão. No entanto, essa não é uma desculpa para continuar ingerindo o produto. Feita com uma massa previamente frita, a versão instantânea dos macarrões possui um teor altíssimo de gordura vegetal de procedência não conhecida (não está informada na maioria dos rótulos).

Enquanto o macarrão de preparo rápido tem 15g de gordura, os demais podem ter até menos de 1g. Além disso, o sódio está presente em quantidade muito alta, num pacote de miojo. Juntos, macarrão e tempero pronto podem chegar a 1580mg por pacote de 85g.

Como a informação nutricional é misturada, reunindo dados da massa já temperada, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pode dizer quanto de sódio existe em apenas um dos itens. No caso do macarrão sem tempero, o valor aproximado é de 40% (640mg) do informado no rótulo. Em uma massa comum, o valor pode chegar a menos de 5mg.

Mas como substituir o miojo?

Caso a desculpa para preparar um miojo seja preguiça ou falta de tempo, então saiba que existem alternativas muito mais saudáveis para se cozinhar, nos mesmos três minutos. Aliás, se comparados o macarrão comum com o instantâneo, a versão tradicional é ainda mais econômica, pois faz mais porções por um preço menor.

Organize-se com antecedência

Que tal deixar um molho pronto guardado na geladeira? Assim, quando o filho estiver com fome, você não precisará pensar no miojo como primeira opção. Molhos caseiros podem ser feitos com ingredientes simples, como tomates frescos e creme de leite. Pesquise receitas e deixe sua alimentação mais saudável.

Massa com alho e óleo é prática é fácil de preparar

Para fugir da gordura e do sódio do macarrão instantâneo, você pode preparar uma receita de massa com alho e óleo. Primeiro, você pica o alho e deixa em espera. Coloque a panela para esquentar no fogo e ponha três colheres de óleo de soja.

Antes de o óleo esquentar muito, jogue o alho picado para fritar. Assim que ele ficar dourado, despeje o macarrão já cozido, escorrido e sem nada de água na panela com o óleo quente.

Na panela mesmo, misture bem o macarrão, colocando os temperos do seu gosto: sal, pimenta, orégano, manjericão e demais condimentos que preferir. Depois, despeje no prato e acrescente queijo ralado para completar. Algumas folhas de alface, rodelas de tomate e outros tipos de salada podem completar a refeição. É rápido e muito mais saudável.

Viu como é simples montar um cardápio saudável para seu filho? Conte para nós quais são os seus truques de cozinha! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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