Alimentação Infantil

31/03/2015 11:41 - Atualizado em 06/12/2016 12:06

Pirâmide alimentar infantil orienta hábitos saudáveis

Manter uma dieta balanceada ajuda no crescimento saudável das crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para que uma criança se desenvolva de forma saudável, ela depende de diversos fatores. Um dos que mais influenciam é a alimentação, que deve conter um cardápio equilibrado e com alimentos variados. Mas a dieta ideal para as crianças é diferente da dos adultos, já que elas possuem necessidades nutricionais específicas.

Por isso, existe uma pirâmide alimentar infantil, que serve como base e orientação para uma alimentação adequada. Para as crianças, seguir essa indicação é ainda mais importante, pois elas estão em desenvolvimento e necessitam de vitaminas de forma balanceada, nutrindo o corpo com tudo que é necessário para uma vida saudável.

piramide alimentar infantil

Entenda a pirâmide alimentar infantil

A pirâmide alimentar infantil é a divisão balanceada dos diversos tipos de alimento em seis grupos diferentes. Os alimentos que ficam na base devem ser ingeridos em maior quantidade, enquanto os que estão no topo devem ser consumidos com menos frequência.

Alimentos energéticos

As crianças precisam de mais energia para se desenvolver. Por isso, a base da pirâmide alimentar infantil é composta pelos chamados alimentos energéticos. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo, e devem ser consumidos em várias refeições durante o dia. Alguns exemplos são cereais, arroz, macarrão, batata, lentilha e maçã.

Essa categoria é divida em carboidratos simples - que são rapidamente absorvidos pelo organismo, como açúcar refinado, arroz, mel e pães - e carboidratos complexos, que são digeridos mais lentamente e provocam sensação de saciedade por mais tempo. Esses últimos são mais nutritivos e ricos em vitaminas e fibras.

Apesar de as gorduras estarem no topo da pirâmide alimentar infantil, elas também são responsáveis por fornecer energia para o crescimento e ajudar na formação dos hormônios. É indicado o consumo desse tipo de alimento de forma moderada, pois possui baixo valor nutritivo e muitas calorias. Manteiga, óleo, açúcar e chocolate são alguns exemplos.

Alimentos reguladores

A divisão dos alimentos reguladores é composta por vegetais e frutas, que são responsáveis por fornecer fibras, vitaminas e minerais, fundamentais para o crescimento saudável. Os vegetais devem ser ingeridos nas principais refeições do dia, e as frutas também são indicadas diariamente, sendo ótimas opções para lanches, sobremesas e sucos.

Alimentos construtores

Essa parte da pirâmide alimentar infantil possui os laticínios e as carnes. Os alimentos derivados do leite são fundamentais para as crianças, pois são fonte de cálcio e garantem a formação saudável dos ossos. Já as proteínas fornecem nutrientes que ajudam no crescimento e no fortalecimento do corpo, e devem ser consumidas nas principais refeições do dia.

piramide alimentar infantil

Benefícios da pirâmide alimentar infantil

Levar em consideração as indicações da pirâmide alimentar e proporcionar uma dieta equilibrada durante a infância traz muitos benefícios para as crianças. Além do desenvolvimento adequado, a alimentação balanceada também evita complicações de saúde e diminui os riscos do surgimento de doenças no futuro.

A obesidade infantil é um dos problemas mais graves. Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 155 milhões de jovens apresentam excesso de peso em todo o mundo, ou seja, uma em cada dez crianças é obesa. Nos últimos 20 anos, o índice de crianças obesas no Brasil cresceu aproximadamente 240%.

Como você garante a nutrição do seu filho? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
nutrição
pirâmide alimentar
cardápio infantil
grupos alimentares

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ