Alimentação Infantil

06/02/2015 10:20 - Atualizado em 14/09/2016 10:21

Picolé de leite materno é solução nutritiva para os dias quentes

O picolé de leite materno une nutrição e momentos divertidos para os bebês.

POR

Redação

  • +A
  • -A

À primeira vista, a ideia de ter um picolé de leite materno no congelador soa estranha. Mas, calma: a novidade, obviamente, não é para os adultos, mas para os pequenos. Afinal, eles também sofrem com as altas temperaturas.

picole de leite materno

Primeiro é preciso lembrar que, até os seis meses de idade, a criança não necessita de nenhum outro tipo de alimento além do leite materno. Ele tem todos os nutrientes que o bebê precisa, dispensando até mesmo a água e os chazinhos.

O picolé de leite materno vem como uma forma criativa de dar algo diferente para a criança e, ao mesmo tempo, aliviar o calorão e os incômodos que ocorrem no nascimento dos primeiros dentinhos.

Como preparar o picolé de leite materno

Embora seja bastante simples, a preparação do picolé de leite materno exige cuidados para garantir que o produto final mantenha as mesmas características nutricionais que saem da mamãe. Na hora de retirar o leite, o maior cuidado é para não contaminá-lo. Por isso, lave sempre as mãos e o bico do seio com sabonete neutro ou antibactericida.

A retirada pode ser manual ou com um aparelhinho específico - a famosa "bombinha tira-leite", encontrada em farmácias ou lojas de artigos para bebês. Se for manual, faça massagens e comece pela parte inferior da mama, cuidando para não machucar. Se preferir usar a bombinha, não esqueça de esterilizá-la bem.

Para fazer o picolé de leite materno, o procedimento é o mesmo que o de qualquer outro picolé. Use forminhas específicas e palitinhos plásticos, preferencialmente flexíveis. Caso não os tenha, utilize formas de gelo. Essas são até melhores, pois resultam em um picolé pequenino, facilitando o manuseio.

Uma boa dica é usar as forminhas com tampa. Elas protegem melhor o conteúdo, evitando que fique exposto até o congelamento. Depois de pronto, é hora de a criança se refrescar e se divertir.

O picolé de leite materno perde as propriedades?

A guloseima facilita muito a vida das mamães, a exemplo do que acontece com as que optam por congelar o leite e servi-lo ao pequeno em outra ocasião.

O leite materno pode ficar congelado por até 15 dias, segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. O ideal é você etiquetar o picolé de leite materno para saber qual foi a data na qual ele foi retirado, respeitando rigorosamente esse período.

Não tire vários picolés do congelador se você só for servir um. O leite materno não pode ser recongelado. Se você esquecer o picolé fora da geladeira e ele derreter, descarte o conteúdo. A diversão do seu filho pode terminar mal, caso você ignore esses cuidados.

Gostou da dica de alimentação infantil? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação infantil
leite materno
nutrição
verão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ