Alimentação Infantil

20/01/2016 03:00 - Atualizado em 24/11/2016 09:19

Óleo de dendê é usado em excesso no creme de avelã

O óleo traz prejuízos para a saúde de crianças e adultos, aumentando o colesterol ruim.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas vezes é difícil não ceder aos pedidos dos filhos, ainda mais quando a questão é comida. Mas é preciso manter o pulso firme e buscar o melhor para a alimentação infantil. O creme de avelã é um dos queridinhos da garotada, mas, devido ao excesso de óleo de dendê presente na sua composição, pode trazer prejuízos para os pequenos.

A maioria das opções industrializadas que conquistam o paladar das crianças é rica em calorias e pobre em nutrientes. Uma boa alternativa para driblar esses alimentos sem restringir o cardápio dos filhos é procurar substitutos mais leves e saudáveis, que muitas vezes você pode preparar em casa. É o caso do creme de avelã, que você aprende a seguir como preparar.

no pão, creme de avelã e cacau com óleo de dendê e açúcar

Riscos do óleo de dendê

O creme de avelã e cacau faz parte da mesa do café da manhã de muitas pessoas no mundo todo. Cremoso e com um sabor que é uma delícia, o doce conquista principalmente o paladar das crianças. Porém, a composição do produto pode trazer riscos para a saúde dos pequenos.

Uma organização alemã chamada Verbraucherzentrale Hamburg (Centro do Consumidor de Hamburgo) analisou as informações nutricionais do rótulo. Segundo a organização, o creme de avelã e cacau deveria ser chamado de creme de açúcar com óleo de dendê, devido às quantidades elevadas desses ingredientes.

O óleo de dendê contém gordura saturada, que, quando consumida em excesso, aumenta o colesterol ruim, além de estar relacionada a doenças como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. Além dele, o creme industrializado também possui o açúcar como ingrediente principal - quase 50% da composição. As avelãs correspondem a apenas 13%.

O fruto, que deveria ser o principal ingrediente, é rico em minerais, vitaminas, gorduras boas, fibras e substâncias antioxidantes. Porém, esses benefícios são anulados pelos ingredientes nocivos.

Vale lembrar que o creme de avelã e cacau não é o único produto que possui óleo de dendê na sua composição. Por ser barato, esse é um dos óleos vegetais mais consumidos no mundo, sendo usado em frituras industriais, chocolates, massas, margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, entre outros.

Saiba Mais
Aprenda a driblar o consumismo infantil
Entenda a polêmica sobre Bela Gil e o lanche escolar
Quantidade de açúcar nos alimentos pode surpreender você

Prepare um creme de avelã saudável

Cremoso, achocolatado e com um sabor delicioso que combina com pães e serve de recheio para várias preparações, é difícil resistir ao creme de avelã, até mesmo sendo adulto. Por isso, nada melhor que preparar uma versão mais saudável em casa, sem os prejuízos do excesso do óleo de dendê da opção industrializada.

A receita caseira do creme de avelã e cacau é também bem menos calórica. Além disso, o ingrediente principal são as avelãs - não vai açúcar refinado e o cacau substitui o chocolate. E mais: o creme fica pronto em apenas dez minutos.

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de avelãs sem a película castanha

- ¼ de xícara de chá de cacau em pó

- 2 colheres de sopa de margarina vegetal

- 3 a 4 colheres de sopa de leite de soja ou de avelãs

- 2 colheres de sopa de geleia de agave ou mel

- 1 colher de chá de estévia

- ½ colher de chá de sal

- ½ colher de chá de aroma de baunilha.

Modo de Preparo:

No liquidificador ou no processador, triture as avelãs durante alguns minutos, até ficarem com um aspecto de pasta. Junte o restante dos ingredientes e volte a bater tudo até obter um creme suave e sem grumos. Quanto mais tempo bater, mais suave vai ficar. Depois, é só despejar num frasco e guardar na geladeira.

Fácil, né? Depois nos conte como ficou a receita! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
creme de avelã caseiro
óleo de palma
alimentos industrializados
gordura saturada

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ