Alimentação Infantil

24/10/2014 04:34 - Atualizado em 05/12/2016 11:17

Nutrição infantil: Veja dicas de alimentos para o verão

Frutas frescas estão entre as dicas de alimentos para o verão das crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando chegam os dias mais quentes, a atenção com a alimentação das crianças deve ser redobrada. Com o calor, é possível que o apetite dos pequenos diminua, mas mesmo assim é importante garantir que eles consumam alimentos para o verão que sejam mais leves e nutritivos. Além disso, o corpo precisa de mais hidratação e de mais cuidados com a ingestão de comidas pesadas.

alimentos-para-o-verao

A importância dos cuidados com a alimentação

Muitas vezes, acontece uma mudança na rotina das crianças durante o verão, o que também pode alterar seus hábitos alimentares nesse período. Outro motivo para ter mais atenção com a alimentação é que a praticidade de alimentos industrializados acaba facilitando o preparo das refeições, mas esses são os grandes responsáveis pela má alimentação e pelo ganho de peso das crianças.

Se estiverem na praia ou na piscina, é essencial aumentar a ingestão de líquidos. Você pode optar por água, sucos de frutas naturais, vitaminas com leite e frutas, água de coco e picolé de frutas. Com isso, é possível evitar a desidratação nas crianças, que tem um risco muito maior de acontecer durante o verão.

A escolha dos alimentos para o verão

Para aqueles dias mais quentes, são recomendados alimentos para o verão que não pesem no estômago ou causem mal estar nas crianças. Provavelmente elas estarão mais agitadas e brincando, e refeições pesadas não farão bem. Por isso, evite frituras e gorduras em excesso. Nas refeições principais, opte por alimentos mais leves, como verduras, legumes, grelhados, assados e refogados.

É importante também ficar sempre atento à procedência dos alimentos, principalmente quando você for fazer refeições fora de casa ou preparadas por outras pessoas. No verão, os alimentos estragam mais rápido, e precisam ser condicionados e refrigerados da maneira correta.

Prefira sempre alimentos naturais e frescos, como saladas, frutas e sucos. Sem esquecer também das opções que vão dar energia para a criança brincar, como massas, arroz com feijão e diferentes carnes.

Outro ponto que exige atenção são as guloseimas. Salgadinhos, bolachas recheadas, refrigerantes, balas, chocolates, entre outros, devem ser consumidos de forma controlada. E não devem, em hipótese alguma, substituir as refeições.

Outros cuidados com as crianças no verão

Além dos alimentos para o verão, é importante manter a atenção com outros cuidados. Garanta ao seu filho uma proteção solar adequada, renovando o filtro solar várias vezes por dia. Cuide os momentos em que ele vai ficar exposto ao sol, deixando apenas nos horários indicados. E ainda incentive que ele mantenha a prática de atividades físicas, sem ficar o dia todo no videogame, para gastar as energias e se manter saudável.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação saudável
nutrição
saúde
qualidade de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ