Alimentação Infantil

08/06/2015 07:13 - Atualizado em 23/11/2016 12:32

Monte um saboroso cardápio para festa junina

Saiba quais os pratos não podem faltar na sua comemoração e confira dicas para criar uma festa incrível.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Junho chega acompanhado pelas expectativas das festas tão comemoradas Brasil afora. O cardápio para festa junina é um dos grandes atrativos da comemoração. Afinal, quem não adora aquelas comidinhas deliciosas que a data propõe?

A decoração caipira, as brincadeiras e as fantasias divertidas confirmam o tom descontraído da comemoração. Para surpreender as crianças e os amigos, O Vivo Mais Saudável reuniu dicas superlegais para fazer uma festa junina divertida e pratos deliciosos!

cardapio para festa junina

Crie, decore e invente

Além do cardápio para festa junina, para encantar os pequenos, vale investir um tempinho decorando a casa. Para entrar no clima, aposte em uma toalha xadrez ou bem colorida. A mesa também pode ser decorada com chapéus de palha e recipientes rústicos.

E o mais importante: as bandeirinhas coloridas, ícones da comemoração, não podem faltar. Vale espalhar pelas paredes, pelo teto e até na mesa.

Na hora da festa, não esqueça da camisa xadrez e o do chapéu de palha. Enquanto os meninos podem fazer bigode, as meninas podem usar trança e fazer pintinhas nas bochechas.

O que não pode faltar no cardápio para festa junina

Quando o assunto é a boa mesa, a comemoração oferece uma lista extensa de opções gastronômicas, variando de região para região. Enquanto na Bahia o aluá, o beiju e o mugunzá não podem faltar no cardápio, no Sul do Brasil o pinhão é indispensável.

No Maranhão, por exemplo, as delícias como mingau de arroz e arroz de cuxá são marcas registradas. Já alguns pratos são famosos em todo o Brasil, tais como pipoca, bolo de milho, amendoim, cocada, maçã do amor, milho cozido, cuscuz, pamonha e muitos outros.

Cada região possui suas próprias variações das receitas. É preciso atenção: grande parte dos quitutes presentes no cardápio para festa junina leva quantidades importantes de açúcar ou sódio e, por isso, deve-se comer com moderação.

Para apostar em uma alimentação mais saudável no cardápio para festa junina, prefira itens como o milho, pois o grão é rico em fibras e vitaminas, além de ser uma boa fonte de carboidratos. Uma espiga pequena contém apenas 130 calorias.

A pipoca também é rica em fibras, porém pobre em vitaminas. Prefira a versão salgada, mas não exagere no tempero. Já o pinhão é rico em carboidratos, mas bastante calórico - dez unidades possuem cerca de 200 calorias.

cardapio para festa junina

Receita saudável: Bolo de milho com coco

Cada porção dessa receita tem em torno de 290 calorias.

Ingredientes:

- 3 ovos

- 5 xícaras de chá de leite

- 40g de queijo ralado

- 1 e ½ xícaras de chá de preparado para polenta

- 3 xícaras de chá de açúcar

- 1 pacote de coco ralado

- 1 colher de sopa de margarina

- 3 colheres de sopa de farinha de trigo

- 1 colher de sobremesa de fermento químico em pó.

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador os ovos, três xícaras de leite, o queijo ralado, o preparo para polenta, o açúcar e o coco ralado. Em seguida, adicione o restante dos ingredientes aos poucos no liquidificador. Bata mais um pouco. Asse em uma forma untada e polvilhada. Depois de frio, corte em quadrados pequenos.

Onde você vai curtir o "arraiá"? Conte para nós! E aproveite para conferir as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
são joão
milho
receitas
decoração

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ