Alimentação Infantil

14/06/2014 09:00 - Atualizado em 08/12/2016 10:32

Merenda escolar: 5 dicas de lanches saudáveis

Três fatores regulam os lanches saudáveis: pouco açúcar, pouco sal e zero gordura.

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Redação

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Uma alimentação adequada na infância é essencial para o desenvolvimento da criança. Infelizmente, no Brasil, poucas escolas oferecem boas refeições, e nas lanchonetes é difícil garantir lanches saudáveis para seu filho.

Lanches saudáveis na merenda escolar

Foto: Shutterstock

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Atualmente, para a maioria dos pais, é difícil contar com o tempo ou até o conhecimento para preparar uma merenda ideal. Produtos industrializados, como salgadinhos e biscoitos, se tornaram uma das principais fontes de alimento para crianças. Então, a fim de que seu filho tenha a garantia de uma boa alimentação durante o período da escola, selecionamos 5 dicas de lanches saudáveis para seguir ao preparar uma merenda em casa.

5 dicas para preparar lanches saudáveis

Confira abaixo as nossas orientações para que a merenda do seu filho seja mais saudável:

1. Evite produtos que necessitem de refrigeração, pois eles podem estragar fora da geladeira. Mas, se por sorte a escola do seu filho tem a opção de colocar a merenda na geladeira, aproveite para levar iogurtes, que são boas fontes de nutrientes, com cálcio e vitamina D.

2. Sempre adicione uma fruta. Opte com maior frequência por aquelas que são fáceis de comer, como a banana, a tangerina, a maçã, o morango e a uva. De vez em quando, pique frutas que necessitam mais trabalho, como kiwi, melão e melancia. A fruta pode vir na forma de suco. Nesse caso, faça o suco em casa, garantindo assim a ausência de açúcar e conservantes.

3. Tenha uma opção de carboidrato, como um pão (integral é melhor) com geleia ou queijo processado (que não precisam de refrigeração). Ocasionalmente, coloque biscoitos (sem recheio e preferencialmente integrais), mas nunca o pacote inteiro. Separe apenas alguns, de acordo com o que for adequado à idade da criança. Barrinhas de cereais são uma ótima opção de carboidrato, pois oferecem vários sabores, são práticas e saudáveis.

4. Evite doces. Além de não serem saudáveis, eles deixam as crianças agitadas e, como normalmente não escovam os dentes no recreio, podem causar cáries. Aproveite para presentear seu filho por bom comportamento com um bolinho feito em casa.

5. Coloque sempre uma garrafinha de água. Crianças geralmente esquecem de beber água, e não é bom que elas fiquem o turno inteiro da escola sem se hidratar. Assim também se cria o hábito de beber água em vez de outras bebidas adoçadas.

Lanches saudáveis e divertidos

Para deixar a merenda mais atraente aos pequenos, tente torná-la mais divertida. Use a criatividade: coloque recadinhos engraçados, brinque com os alimentos fazendo carinhas de monstros, dê nomes divertidos aos alimentos, etc.

Um bom princípio a seguir ao preparar lanches saudáveis engloba três fatores: pouco açúcar, pouco sal e nada de gordura. Frituras são muito acessíveis às crianças em lanchonetes (batata frita, pastel, enroladinho) e também são bastante atraentes, mas fazem muito mal à saúde.

O mais importante é educar seu filho para que ele saiba a necessidade de se alimentar bem. De nada adianta preparar lanches saudáveis com todo o cuidado e carinho se ele vai dividir biscoitos e bolos com o colega ou se recusar a comer a sua merenda. Uma boa orientação nos primeiros anos de vida vai garantir uma vida mais saudável para seu filho e evitar diversas doenças, incluindo a obesidade.

Se você ainda possui dúvidas sobre o assunto, ou até mesmo outras dicas, deixe seu comentáro. 

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