Alimentação Infantil

05/12/2015 12:09 - Atualizado em 08/12/2016 07:40

Introdução alimentar: Faça creme de milho com frango

Essa é uma opção saudável e nutritiva para começar a introduzir alimentos sólidos no cardápio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando chega a hora de introduzir alimentos sólidos na dieta das crianças, o que acontece depois dos primeiros seis meses de vida, muitas mães ficam com dúvidas de como começar, quais opções oferecer e com que frequência. Uma boa pedida para essa etapa é fazer papinhas caseiras, como o creme de milho com frango.

Além de serem mais naturais e saudáveis, ao contrário das papinhas industrializadas, as opções preparadas em casa também têm a vantagem de você poder misturar diferentes ingredientes. Ao variar, dá para descobrir o que o bebê aceita melhor. O acompanhamento de um nutricionista nesse estágio também pode contribuir para facilitar as experiências. Confira a receita a seguir.

bebê comendo creme de milho com frango

Receita de creme de milho com frango

Ingredientes:

- 3 espigas de milho

- 250ml de água filtrada

- 100g de filé de frango

- 1 cenoura ralada

- 1 talo de salsão ralado

- Casca de 1 abobrinha ralada

- ½ dente de alho picado

- ½ cebola picada

- Folhas de alecrim a gosto, picadas bem fininhas

- 1 colher de chá de azeite

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Para preparar o creme de milho com frango, corte o milho cru com cuidado para não virem junto pedaços do sabugo. Bata no liquidificador com metade da água e reserve. Triture ou pique o frango o menor possível.

Numa panela, refogue a cebola e o alho no azeite até amolecerem. Junte a cenoura, o salsão e a casca da abobrinha. Refogue por dois minutos. Em seguida, acrescente o frango e mexa bem. Junte o restante da água, abaixe o fogo e deixe cozinhar.

Enquanto isso, passe o milho batido por uma peneira e esprema-o até liberar todo o caldo. Descarte os grãos. Quando a água da panela estiver perto de secar, junte o milho, o alecrim e o sal. Mexa até engrossar.

[[saiba_mais]]

Cuidados com a papinha caseira

Para conservar o creme de milho com frango e outras papinhas caseiras, é preciso seguir alguns cuidados para manter o valor nutritivo dos alimentos. Para congelar, é indicado usar legumes cozidos com a técnica do branqueamento, que consiste em um choque térmico.

Para fazer essa técnica, cozinhe os legumes, em uma panela tampada, com água e algumas gotas de vinagre. O tempo de cozimento varia, mas o ideal é deixar os alimentos crocantes. Em seguida, retire-os do fogo e transfira-os para um recipiente com água gelada para dar o choque térmico e interromper o cozimento. Depois de secos, congele-os em porções pequenas.

Esse processo mantém a cor e os nutrientes dos legumes, além de limpar sua superfície, eliminando micro-organismos.

bebê comendo creme de milho com frango

Outras opções de introdução alimentar

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o aleitamento materno exclusivo deve ser feito até os 6 meses da criança. Depois dessa idade, apenas o leite materno não contém mais todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê.

Essa é a hora de começar a introduzir alimentos sólidos na dieta da crianças, processo que deve ser feito aos poucos. A primeira novidade devem ser as frutas, em forma de sucos e papinhas. Não use açúcar, mel ou água. Prefira frutas naturalmente mais doces e menos ácidas, como a laranja-lima.

Por volta dos 7 meses, é indicado tentar introduzir as papinhas salgadas, incluindo também outras opções feitas com legumes, tubérculos, verduras e carnes, mas com pouco sal.

Que achou da receita de creme de milho com frango? Pronto para testar com o seu filho? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação infantil aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
papinha salgada
bebês
aleitamento materno
papinha caseira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ