Alimentação Infantil

12/11/2015 09:40 - Atualizado em 24/11/2016 12:03

Insira alimentos ricos em zinco no cardápio do seu filho

A deficiência do mineral pode causar problemas no desenvolvimento da criança.

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Redação

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Recentes pesquisas experimentais e clínicas têm reforçado a importância dos alimentos ricos em zinco na saúde humana. Dentre inúmeras funções bioquímicas, a melhora do sistema imunológico e do desenvolvimento cognitivo merecem destaque.

O nutricionista Rafael Longhi, docente do Centro Universitário Metodista (IPA-RS) e pesquisador do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentou ao Vivo Mais Saudável dados relevantes sobre esses alimentos e tirou dúvidas sobre a importância do mineral. Confira.

menina comendo espeto de frango, um dos alimentos ricos em zinco

Benefícios dos alimentos ricos em zinco

O zinco deve fazer parte do cardápio infantil diário. Alimentos como ovos, frango, nozes e leguminosas são ótimas fontes do mineral.

Porém, para a absorção ser mais eficiente, é preciso procurar a orientação de um bom nutricionista para prescrever de forma correta esse nutriente. O fato de um ingrediente ter alto teor de zinco não garante seu aproveitamento pelo organismo. "A combinação de alimentos será um diferencial nesse processo", explica Rafael.

No caso desse mineral, a quantidade de proteína da refeição tem efeito positivo - embora proteínas em excesso também sejam prejudiciais. A caseína tem efeito inibitório na absorção de zinco, por isso a dieta deve ser feita de forma organizada e equilibrada, garantindo que não haja competição entre nutrientes e consequentes perdas absortivas.

A necessidade de zinco pode ser maior em crianças devido ao rápido crescimento, sobretudo naquelas com baixo peso ao nascer. Segundo o nutricionista, inúmeras pesquisas investigam a relação do mineral com a diminuição de infecções em crianças. A deficiência também pode desequilibrar o sistema imunológico.

"Nutrição é vida, nutrição é prevenção. Busque informações para que você e seus filhos tenham saúde antes de a doença aparecer. Vamos nos proteger com alimentação saudável", reitera Rafael.

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Zinco deve ser aliado a outros nutrientes

Os alimentos ricos em zinco são muito importantes na alimentação de toda a família. No entanto, vale lembrar que uma alimentação saudável se baseia na inserção de todos os nutrientes fundamentais para a saúde.

Para conseguir isso, pratos variados devem fazer parte do cardápio diário. As porções corretas de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais garantem o desenvolvimento sadio dos seus filhos. Converse com a criançada sobre a importância do prato colorido e estimule os pequenos a provar novos sabores.

Seus filhos gostam dos alimentos citados neste artigo? De que maneira você consegue inserir ovos e leguminosas no cardápio das crianças? Conte para nós! Sua sugestão pode ajudar outros leitores do Vivo Mais Saudável a proporcionar saúde e bem-estar para toda a família.

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