Alimentação Infantil

20/08/2015 11:04 - Atualizado em 04/12/2016 09:31

Hot dog de forno para o lanche da criançada

Além de ser fácil e rápido de preparar, é uma opção para substituir os lanches prontos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Está procurando algo diferente para deixar o lanche da criançada ainda melhor e mais divertido? Então o hot dog de forno é a pedida certa. Além de agradar ao paladar dos pequenos, a receita adaptada do famoso cachorro-quente é uma opção para que as crianças se alimentem melhor e deixem de lado os lanches prontos.

Os pais precisam usar a criatividade para chamar a atenção da garotada para alimentos mais leves e deixar de lado os industrializados. Além disso, o hot dog de forno é fácil de fazer e as crianças podem ajudar no preparo. Essa é uma maneira divertida de os pequenos se sentirem responsáveis por aquilo que comem, conhecendo os alimentos e tendo mais contato com eles.

hot dog de forno

Receita de hot dog de forno

Ingredientes da Massa:

- 5 ovos

- 2 xícaras e ½ de leite

- ¾ de xícara de óleo

- 1 colher de fermento

- 2 xícaras de farinha de trigo

- 3 colheres de queijo ralado.

Ingredientes do Recheio:

- 500g de salsicha picada

- 200g de queijo muçarela

- 1 lata de molho de tomate

- Queijo ralado

- Orégano.

Modo de Preparo:

Para preparar o hot dog de forno, bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Em um refratário grande, coloque metade da mistura e depois a salsicha, o molho de tomate e a muçarela. Cubra cubra com o restante da massa. Salpique o queijo ralado e o orégano por cima.

Leve ao forno preaquecido por 30 minutos, ou até que você fure com um garfo e ele saia limpo.

Opte por pratos mais saudáveis para as crianças

O hot dog de forno é apenas uma das opções de pratos que podem ser adaptados para as crianças, substituindo lanches prontos, salgadinhos, biscoitos, doces e outros. Cada vez mais, os pequenos têm uma alimentação rica em gorduras, açúcares e sódio, que vêm principalmente de fast foods e industrializados.

A má alimentação na infância acaba prejudicando o desenvolvimento físico e mental, além de trazer consequências em longo prazo, refletindo na vida adulta. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso.

Dados divulgados pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), no início de 2015, informam que, entre os 5 e 9 anos, o percentual de crianças com excesso de peso chega a 33,5%. Na adolescência, o quantitativo é de 20,5%.

Para evitar a obesidade e outras complicações, é preciso controlar os hábitos das crianças desde cedo. Além de uma alimentação equilibrada e variada, os pais devem incentivar a prática de exercícios físicos e explicar a importância de manter uma vida saudável.

Pronto para preparar o hot dog de forno? Depois nos conte o que a criançada achou! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cachorro-quente
lanche saudável
hot dog caseiro
fast food

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ