Alimentação Infantil

23/03/2015 02:42 - Atualizado em 20/10/2016 04:49

Hábitos alimentares da família determinam o paladar da criança

Dê o exemplo com pratos saudáveis e mude os hábitos alimentares dos seus filhos.

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Redação

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Alimentos ricos em vitaminas, proteínas e carboidratos garantem imunidade alta e disposição. As crianças precisam aprender desde cedo a criar hábitos alimentares saudáveis para garantir os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

Chamando a atenção para a importância dos bons exemplos, uma pesquisa publicada no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine constatou que os pequenos costumam assimilar as escolhas dos pais, transformando-as em suas preferências. Por isso, é importante se esforçar.

habitos alimentares

Hábitos alimentares começam em casa

Aplicada em 120 crianças entre dois e seis anos, em Nova Iorque, a pesquisa envolvia a escolha dos pequenos em uma extensa lista de alimentos. Com 133 opções que abrangiam frutas, grãos integrais, pães, leite, biscoitos, refrigerantes e alimentos gordurosos, as crianças tinham a liberdade para escolher as comidas que consideravam atraentes.

Após a finalização dessa etapa, os pais eram convidados a participar de uma conversa, onde respondiam perguntas sobre os seus hábitos alimentares. A conclusão, já esperada por muitos pesquisadores, comprovou que os pequenos copiam os hábitos alimentares dos pais.

Nos carrinhos dos filhos de pais viciados em junk food, os alimentos mais vistos eram salgadinhos, chocolates, bolachinhas e refrigerantes. Já entre as escolhas dos filhos de pais saudáveis havia frutas, sucos e saladas diversas.

Estabeleça hábitos alimentares saudáveis

Não sabe como educar seu filho para largar o biscoito doce e optar por sucos e frutas? Confira quais são as principais atitudes que garantem a transformação dos hábitos alimentares das crianças:

Muita conversa

Para esquecer as brigas, você deve ter muita calma. Converse com o seu filho, explicando os motivos pelos quais os alimentos saudáveis são mais importantes que salgadinhos e refrigerantes.

Chame-o para a cozinha

O hábito de cozinhar com o seu filho pode instigá-lo ainda mais. A cada início de dia, converse com ele sobre os alimentos que ele deseja consumir. Para manter as vontades, tente fazer adaptações saudáveis.

Na hora de cozinhar, chame-o para realizar funções simples, como mexer uma panela e provar colheradas - tudo, é claro, com sua supervisão e cuidado.

Dê o exemplo

Prepare o seu prato primeiro. Demonstre o quão saborosa e colorida está aquela salada. Mostre todos os alimentos que você está colocando em seu prato. Na hora de servi-lo, instigue-o para fazer as mesmas escolhas.

Mais conversa

Para estimulá-lo a sentir prazer na alimentação, faça comentários sobre os alimentos que você está ingerindo, tanto em relação ao sabor quanto aos nutrientes e os benefícios para o corpo.

Mude a sua alimentação

Se você é viciado em tudo o que faz mal, comece a mudar a sua alimentação. Além de emagrecer e ficar mais saudável, você garantirá a mudança dos hábitos alimentares dos seus filhos.

Desligue a televisão

Nas refeições em família, o foco deve ser a comida. Reúna todos à mesa sem distrações como televisão e tablets.

Dê os parabéns

Ao término da refeição, parabenize o seu filho por ter feito uma refeição tão saudável.

Como você faz para estimular seu filho a ter uma alimentação saudável? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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alimentação saudável
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