Alimentação Infantil

03/02/2016 02:00 - Atualizado em 03/12/2016 04:04

Hábito alimentar da criança pode ser mais saudável

Pais devem dar o exemplo para o consumo de produtos naturais e variados.

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Redação

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O hábito alimentar da criança começa a ser formado desde os primeiros anos de vida. Por isso, é muito importante que os pais incentivem ao consumo de alimentos variados, apresentando cores, sabores e texturas desde cedo.

Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, é essencial para que o pequeno tenha um crescimento saudável. Para saber como estimular bons hábitos alimentares, confira as nossas dicas.

mãe estimula hábito alimentar saudável em filha

Hábito alimentar e a influência do ambiente

Desde os primeiros anos da infância, os pais devem estar preparados para ocupar uma postura responsável em relação ao hábito alimentar dos filhos. É dever dos adultos introduzir e apresentar os alimentos, priorizando aqueles ricos em nutrientes, tais como frutas, legumes, verduras, carnes magras, cereais e grãos variados.

Em um primeiro contato com determinados ingredientes, muitas crianças tendem a rejeitá-los. No entanto, cabe aos adultos ter paciência para continuar a adaptação, oferecendo-os de maneiras diferentes e explicando a importância do consumo. Ao longo do tempo, as receitas saudáveis passam a ser cada vez mais bem aceitas pelos pequenos.

Especialmente nos primeiros anos de vida, alimentos muito açucarados, ricos em gordura e em sódio devem ser evitados. O consumo de sal em excesso, por exemplo, sobrecarrega os rins e pode provocar doenças cardiovasculares. A quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 5 gramas por dia.

Além disso, é importante lembrar que as crianças sofrem influência do ambiente em que vivem. Ou seja, se os pais apostam em alimentos não tão saudáveis, é possível que os filhos acabem indo pelo mesmo caminho. O ideal é que a família inteira aposte em um cardápio saudável, refletindo positivamente nas escolhas das crianças e na própria saúde de todos.

criança com bom hábito alimentar

4 dicas para uma alimentação saudável

1. Estimule o consumo de alimentos naturais

Em vez de dar um chocolate ou um biscoito de sobremesa, que tal oferecer uma maçã picada ou uma porção de morangos após o almoço? As frutas são ótimas alternativas para adoçar o dia dos pequenos, além de muito mais saudáveis. A recomendação para crianças acima de 1 ano é que consumam de três a quatro porções de frutas por dia.

2. Monte pratos coloridos

As crianças são bastante visuais. Ou seja, montar um prato bonito pode ser uma maneira de chamar mais a atenção, especialmente dos menores. Você pode posicionar os alimentos de maneira diferente ou criar desenhos para divertir a garotada.

3. Faça refeições em família

Uma maneira muito positiva de estimular o público infantil a provar novos sabores é investir em refeições em família. A criança tende a se sentir mais segura em provar algo novo, quando vê que seus pais e irmãos estão consumindo a mesma comida.

4. Procure um nutricionista infantil

Um especialista indicará um cardápio saudável para o desenvolvimento da criança. Além disso, ele pode conversar com a família toda sobre a importância de uma dieta equilibrada.

Estabelecer um bom hábito alimentar é o primeiro passo para conquistar um organismo em dia. Como você faz para dar bons exemplos em casa? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de orientação infantil aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
nutrição
cardápio saudável
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