Alimentação Infantil

23/06/2015 11:21 - Atualizado em 26/07/2016 07:23

Garanta uma alimentação equilibrada para seu filho

Em cada fase da vida, o corpo humano possui necessidades nutricionais diferentes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A infância é um período em que o crescimento e o desenvolvimento corretos dependem, principalmente, da ingestão dos alimentos ideais e na quantidade adequada. Por isso, fornecer uma alimentação equilibrada para os filhos é fundamental para suprir as necessidades nutricionais específicas de cada idade.

Para driblar a resistência das crianças contra alimentos naturais, é preciso ter criatividade para tornar os pratos atrativos e variados. Além disso, quanto antes você incluir hábitos saudáveis na alimentação dos pequenos, mais fácil será de eles gostarem dessas opções e se acostumarem a comer corretamente durante toda a vida.

Importância da alimentação equilibrada para as crianças

Em cada fase da vida, o corpo possui necessidades básicas diferentes, que correspondem às vitaminas e aos sais minerais que o organismo precisa para manter o bom funcionamento naquele momento.

A variedade de nutrientes é importante em todas as idades, mas em determinadas etapas é preciso aumentar a ingestão de alguns componentes e fornecer uma alimentação equilibrada de acordo com as necessidades.

alimentacao equilibrada

Quando há um desequilíbrio no cardápio infantil, acabam ocorrendo danos no desenvolvimento saudável, como sobrepeso, imunidade baixa, diabetes e outras doenças.

A obesidade infantil é um dos principais problemas. Segundo o IBGE, 15% das crianças com idade entre 5 e 9 anos são obesas. Além disso, uma em cada três está com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde.

Para reverter essa situação, os pais precisam fornecer uma alimentação equilibrada para os seus filhos desde os primeiros anos de vida. Além de incluir no cardápio opções que possuam os nutrientes necessários para a criança, também vale ensinar a importância de ingerir esses alimentos para os pequenos.

Necessidades nutricionais em cada fase

Uma alimentação equilibrada é composta por refeições variadas, com todos os grupos de nutrientes que o corpo precisa. No caso das crianças, as necessidades são diferentes em relação aos adultos, pois estão em fase de desenvolvimento.

Em geral, uma criança precisa de 50% a 60% de carboidratos por dia, 10% a 35% de proteínas e 20% a 30% de lipídeos.

Levando em conta essas quantidades, os pais devem dividir cada nutriente de acordo com as refeições, além de incluir alimentos integrais para garantir não só os macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos), mas também os micronutrientes (vitaminas, minerais e fibras) presentes nos grãos.

Para os recém-nascidos, até os seis meses é indicado apenas a ingestão do leite materno, que é o alimento mais completo para o período. Após isso, o ferro e o cálcio são os nutrientes mais importantes nessa fase, pois esses minerais promovem o crescimento do bebê e o fortalecimento dos ossos e do sistema imunológico.

As vitaminas C e A também são importantes, pois ajudam na absorção do ferro e fortalecem a visão.

Durante toda a infância, esses mesmos nutrientes são ainda mais importantes, pois ocorre o desenvolvimento físico e cognitivo constante. Além deles, o zinco também tem papel importante, contribuindo para abrir o apetite dos pequenos.

Para garantir uma alimentação equilibrada de acordo com a idade, o peso e a altura da criança, é indicado consultar um pediatra ou nutricionista, que pode avaliar e adequar o cardápio mais precisamente.

Gostou das dicas de alimentação infantil? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
crianças
nutrientes
cardápio infantil
pirâmide alimentar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ