Alimentação Infantil

13/10/2015 07:12 - Atualizado em 07/12/2016 05:10

Fuja dos industrializados com 2 receitas para crianças

Os pratos são fáceis e rápidos de preparar, além de muito mais saudáveis

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitos pais, em vez de buscar receitas para crianças, apostam na praticidade das comidas industrializadas. Porém, os prejuízos que esses alimentos podem trazer para a saúde são maiores que os benefícios da rapidez. A maioria possui grandes quantidades de conservantes, sódio e outros componentes que são um perigo - às vezes oculto - para os pequenos.

Por isso, a dica é apostar em refeições caseiras com alimentos frescos e naturais. Assim, é possível saber qual a procedência e a qualidade do que vai à mesa. Existem várias receitas para crianças que são fáceis e rápidas de preparar, além de atraírem os pequenos pelo sabor e pela aparência. Confira duas opções.

receitas para crianças panquecas coloridas

Panquecas são ótimas receitas para crianças

Uma ideia superbacana para deixar a comida mais atrativa nas receitas para crianças é usar as cores. Essas panquecas utilizam alguns legumes e verduras para deixar a massa colorida e chamar a atenção dos pequenos, sem falar que o valor nutritivo também aumenta.

Ingredientes:

- ½ xícara de chá de farinha de trigo integral

- ½ xícara de chá de farinha de trigo branca

- 1 xícara de chá de leite

- 1 ovo

- 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa homogênea. Para colorir, utilize um pedaço de cenoura (laranja), ou beterraba (rosa), ou algumas folhas de espinafre (verde). Para essa última cor, também dá para usar um punhado de ervas variadas. Aí, é só bater junto.

Aqueça uma frigideira pequena, pingue uma gota de azeite e espalhe-o com papel toalha para untar. Despeje um pouco da massa, deixando-a uniforme na frigideira. Espere um pouco e vire-a. Acrescente o recheio desejado e feche a panqueca ao meio. Doure dos dois lados e sirva.

Receitas para crianças pudim de tapioca

Receita de pudim de tapioca

Encontrar receitas para crianças com alguma restrição alimentar nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, é preciso buscar versões adaptadas, mas que continuem com sabor para conquistar o paladar dos baixinhos. Esse pudim de tapioca é uma opção sem glúten e sem lactose, além de ser fácil de preparar.

Ingredientes:

- ⅓ de xícara de tapioca

- ¼ de xícara de agave ou mel

- 1 xícara de leite de coco

- 2 xícaras de leite de amêndoas

- 1 pitada de canela

- 1 colher de sobremesa de amido de milho

- Fava de baunilha.

Saiba Mais
Prático e gostoso: Faça bolo de caneca com a criançada
Lanche escolar fica mais saudável com o biscoito integral
Sorvete caseiro é sobremesa saudável para a criançada

Modo de Preparo:

Antes de começar, hidrate a tapioca com uma xícara de leite de amêndoas por aproximadamente quatro horas. Numa panela, junte a tapioca hidratada e o restante do leite de amêndoas, levando para cozinhar em fogo médio até ferver. Depois, diminua o fogo e acrescente o leite de coco, o mel e a baunilha. Deixe cozinhar por dez minutos, mexendo sempre até engrossar.

Em seguida, adicione o amido de milho dissolvido em um pouco de água. Jogue uma pitada de sal. Deixe no fogo e continue mexendo por mais cinco ou dez minutos, até secar e ficar homogêneo. Desligue o fogo e mexa mais um pouco, deixando esfriar. Agora é só colocar a mistura em potinhos e decorar com canela. O pudim pode ser consumido quente ou gelado.

Qual dessas receitas para crianças seu filho vai gostar mais? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação infantil aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
panqueca
pudim
tapioca
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ