Alimentação Infantil

01/07/2015 08:36 - Atualizado em 18/10/2016 12:22

Fibra alimentar melhora a saúde das crianças

Reeducação alimentar contribui para o desenvolvimento dos pequenos de forma saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ter atenção ao cardápio das crianças é fundamental para garantir seu crescimento e desenvolvimento de forma saudável. A fibra alimentar faz parte desse processo e oferece uma série de benefícios, quando inserida na alimentação infantil.

A fibra alimentar representa componentes presentes nas paredes das células dos vegetais e que não são digeridos pelo intestino delgado. Presente na alimentação dos adultos que buscam, principalmente, regular o intestino, ela também deve ser consumida nos primeiros anos de vida.

fibra alimentar

Os benefícios da fibra alimentar para as crianças

A nutricionista Renata Rodrigues Oliveira afirma que crianças a partir de um ano de idade, que já estão com a alimentação normal, devem consumir o nutriente regularmente. A única exceção, ressalta a especialista, é para crianças com problemas intestinais ou alergia a alimentos ricos em fibra.

A fibra alimentar auxilia no bom funcionamento do trânsito intestinal, regulando o organismo e ajudando no controle da obesidade e dos níveis de colesterol. Ela também atua na prevenção de uma série de doenças. Além desses benefícios, o consumo regular do nutriente contribui para a melhora do apetite.

Renata explica que a fibra é encontrada em verduras, legumes, frutas, cereais integrais (granola, farelo de aveia), grãos (lentilha, feijão, grão-de-bico) e sementes (linhaça, chia). Todos podem ser dados às crianças. Além disso, é possível encontrar módulos de fibra em pó, vendidos em forma de sachês ou manipulados.

Porém, na hora de escolher a quantidade ideal, muita gente acaba ficando confusa. Afinal, é preciso lembrar que tanto a carência quanto o excesso podem ser negativos para o corpo humano. "Os valores variam de acordo com a idade, indo de 19 a 30 gramas ao dia", explica a nutricionista.

Para saber a quantidade ideal para os pequenos, é fundamental uma consulta com um nutricionista. O profissional levará em conta a idade, o peso e a rotina alimentar da criança, encontrando a dose mais indicada do nutriente.

Reeducação alimentar envolve toda família

Para a nutricionista Renata, a melhor forma de estimular as crianças a comerem de forma saudável e natural é dando exemplo. "Seu filho seguirá o tipo de alimentação da sua casa. Portanto, se você quer ensinar hábitos saudáveis a ele, comece por você”, afirma.

Além das fibras alimentares, uma reeducação alimentar deve englobar vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. Assim, as crianças receberão todos os nutrientes necessários para estimular o seu crescimento.

Crianças habituadas com uma dieta balanceada têm menos propensão a sofrer com uma série de problemas, como obesidade, pressão alta ou colesterol desregulado.

Além disso, é muito importante que as crianças sejam estimuladas a praticar atividades físicas, garantindo ainda mais saúde à sua rotina. Esportes ou brincadeiras ao ar livre contribuem para uma vida mais saudável.

Surpreenda as crianças: Bolo de banana com fibras

Ingredientes:fibra alimentar

- ½ xícara de castanha-do-pará torrada

- ½ xícara de uvas-passas pretas sem semente

- 2 xícaras de chá de aveia integral em flocos finos

- 2 colheres de sopa de farelo de trigo

- 1 colher de sopa de fermento em pó ou bicarbonato de sódio

- 5 bananas nanicas maduras

- 1 xícara de azeite de oliva.

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o azeite com as bananas e parte das passas, por cerca de três minutos. Misture o farelo de trigo, a aveia, as castanhas e o restante das uvas-passas. Por último, acrescente o fermento.

Mexa delicadamente até misturar bem. Coloque em forma untada e polvilhada com farelo de trigo. Asse em forno médio por cerca de 35 minutos.

Gostou da receita? Deixe seu comentário! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir dicas de educação infantil.

TAGS
fibras
alimentação saudável
cardápio infantil
bolo de banana

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ