Alimentação Infantil

01/07/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 12:11

Excesso de sódio no organismo faz mal à saúde dos pequenos

Entenda os impactos da presença de sódio no organismo infantil.

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Redação

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Você sabe qual a quantidade de sódio – o mineral encontrado no sal – que consome na sua alimentação? Há uma série de complicações que o excesso de sódio no organismo pode trazer. Por isso, moderar é a palavra-chave.

A função do sódio no organismo

Sódio-no-organismo excesso faz mal

Foto: Shutterstock

O sódio é um mineral importante para o nosso corpo, pois ajuda a manter o volume dos líquidos e age na contração muscular, nos impulsos nervosos e também no ritmo cardíaco. Mas em excesso complica o trabalho dos rins, que terão dificuldades para eliminá-lo. Assim, deve haver moderação no consumo de sal e também mais cuidado na hora de optar por alimentos industrializados – os grandes vilões.

A retenção de água causada pela alta quantia de sódio no organismo aumenta a pressão arterial, causando problemas cardiovasculares e renais gradualmente. Esse tipo de complicação costuma acontecer em pessoas que apresentam pressão elevada antes dos 5 anos de idade. Ou seja, o cuidado com a alimentação precisa começar muito cedo.

Quantidade ideal de consumo de sódio

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que seja consumido, por dia, menos de duas gramas de sódio por pessoa. Isso equivale a 5 gramas de sal de mesa, ou uma colher de chá. O consumo médio dos brasileiros, segundo a OMS, ultrapassa bastante essa recomendação: é de 12 gramas de sal de mesa por dia.

Um dos motivos que contribui para aumentar bastante essa média são os alimentos industrializados – 60% deles têm níveis de sódio superiores ao exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os principais vilões são a batata palha, salgadinhos de milho, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, refrigerantes à base de cola e guaraná. Muitos deles possuem, em uma só porção, mais sódio do que o recomendado para o consumo diário.

Como evitar o excesso de sódio no organismo

Veja algumas dicas que preparamos para você adotar uma alimentação mais balanceada, evitando o excesso de sódio no organismo e todas as complicações que isso pode ocasionar. Esses costumes devem ser estendidos à toda família, principalmente às crianças:

- Esconda o saleiro de mesa e esqueça o costume de colocar sal na comida depois de pronta. Use apenas uma pequena quantidade de sal no preparo do alimento. Mesmo as saladas devem ser temperadas com moderação, cuidando sempre para não exagerar.

- Quando for temperar a comida, priorize os temperos naturais e ervas. Uma boa opção também é usar o sal de ervas, que tem menos sódio.

- Corra dos biscoitos doces recheados, sopas semiprontas, sucos de caixinha, macarrão instantâneo e outros. Esse tipo de alimento costuma ter quantidades altíssimas de sal.

- Priorize sempre alimentos naturais em detrimento aos industrializados. Incentive nos seus filhos o consumo de frutas e verduras – evite os alimentos em conserva.

- Não deixe de observar o rótulo dos alimentos e a sua composição. Às vezes o mesmo tipo de alimento pode ter uma variação enorme na quantidade de sódio entre uma marca e outra.

- Se o produto tiver mais de 200 mg de sódio por porção, fique longe dele!

- Existem outros sais além do sódio que, em excesso, podem ser nocivos. Portanto, atente para os rótulos que trazem dizeres como “sódio light” ou “sódio reduzido”. Eles podem ter baixos níveis de sódio, mas altas quantidades de outros sais.

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