Alimentação Infantil

18/06/2015 09:32 - Atualizado em 23/11/2016 04:54

Entenda a polêmica sobre Bela Gil e o lanche escolar

A nutricionista e apresentadora oferece lanches saudáveis para a filha e gera discussão sobre o tema.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Depois de publicar uma foto em uma rede social mostrando a merenda saudável e natural da filha, Bela Gil causou certa discussão sobre o lanche escolar. Elogios e críticas surgiram nos comentários do post, gerando repercussão sobre os cuidados dos pais com a alimentação das crianças.

Hoje em dia, a maioria dos lanches escolares é composta por alimentos ricos em gorduras, açúcares, sódio e outras substâncias prejudiciais para a saúde dos pequenos. Por isso, buscar opções mais naturais é fundamental, além de ensinar para as crianças a importância de comer frutas, verduras, legumes e outros alimentos.

bela gil

Bela Gil prepara lanches naturais para a filha

Na postagem de Bela Gil, ela mostrava a merendeira da pequena Flor, de seis anos, com granola caseira, banana-da-terra, batata doce e água.

A nutricionista e chef recebeu vários comentários na publicação, alguns elogiando a alimentação saudável da criança e outros criticando-a com piadas e memes. Esses leitores acharam a situação engraçada e sentindo pena da filha de Bela, pois ela não podia comer porcarias no lanche como uma criança qualquer.

Após toda a repercussão, Bela Gil, que é apresentadora de um programa de culinária natural no canal GNT, publicou um texto em seu blog defendendo os lanches saudáveis para as crianças, além de dizer que a alimentação é uma ferramenta política, econômica, social, ambiental e de saúde. A nutricionista também afirmou que a filha gosta do que foi colocado na lancheira.

Cuidar da alimentação dos filhos é importar-se com a saúde e o bem-estar dos pequenos, tanto durante a infância quanto depois na fase adulta. Por isso, a filha de Gilberto Gil também acredita que os alimentos saudáveis e naturais devem ser incluídos o quanto antes na alimentação de meninos e meninas, começando já dentro na barriga da mãe.

Bela Gil ainda dá dicas no blog e no programa de como melhorar o cardápio das crianças. Algumas delas são usar temperos com moderação, evitando adicionar muito sal e açúcar nas refeições, priorizar a amamentação, oferecer sabores variados para enriquecer o paladar e preferir as papinhas caseiras em vez das industrializadas.

bela gil

Importância da alimentação infantil saudável

Um dos principais motivos para oferecer uma alimentação saudável para a garotada é melhorar a saúde e a qualidade de vida. Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças brasileiras de 5 a 9 anos está acima do peso. A Organização Mundial da Saúde considerada a obesidade como um problema de saúde pública.

Por isso, a mudança nos hábitos alimentares já deve começar na infância, como defende e aplica Bela Gil. É muito mais fácil um adulto se tornar saudável e ter uma alimentação balanceada e natural se já comer os alimentos certos desde criança. É na infância que ocorre o desenvolvimento do paladar para comidas boas e ruins.

Os pais são os grandes responsáveis pela alimentação dos filhos e precisam ser conscientes, incentivando o consumo de vegetais, frutas, legumes e cereais. Assim, eles também evitam que os pequenos cresçam com o paladar viciado em produtos industrializados, ricos em açúcares e gorduras ruins, que podem afetar a saúde física e mental posteriormente.

Como é a alimentação do seu filho? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação natural
merenda escolar
lanche saudável
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ