Alimentação Infantil

01/08/2015 08:00 - Atualizado em 03/08/2016 02:09

Dia da Amamentação alerta para a importância da nutrição infantil

Leite materno é considerado um alimento completo para os bebês até os 6 meses de vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Hoje é o Dia da Amamentação. Em 2015, a data é especial para a mulher que trabalha. Mais tempo de licença para as trabalhadoras é o mote da 23ª Campanha Mundial da Amamentação, de 1º a 7 de agosto. O objetivo é garantir que os bebês recebam o leite materno como alimento exclusivo até o sexto mês, como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Origem do Dia da Amamentação

Desde que a campanha foi criada, em 1992, pela World Alliance Breastfeeding Action (WABA), o objetivo é promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite para garantir melhor qualidade de vida aos bebês. Este ano o tema revive a campanha de 1993 e será “Amamentar e trabalhar – podemos conseguir!”.

Naquele ano, a campanha procurava estimular locais amigos da amamentação. Desde, então espera-se que as empresas tenham um espaço adequado para que as funcionárias possam amamentar e guardar o leite excedente. Segundo o Ministério da Saúde, o leite humano pode ficar no freezer ou no congelador por até dez dias.

dia da amamentacao

Aproveitando o tópico do Dia da Amamentação, você pode sugerir para sua empresa criar uma área dessas e divulgar que a companhia se tornou um local amigo.

Mas as salas reservadas às lactantes ainda não são suficientes. Por isso, para o Dia da Amamentação 2015, a WABA decidiu focar em mulher e trabalho. Se a licença maternidade for de 180 dias, aumentam as chances de garantir a amamentação como recomenda a OMS.

De acordo com a nutricionista Lília Refosco, do comitê de aleitamento materno do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, além de ser um alimento completo, não existe leite que se iguale ao materno. Amamentar aumenta a imunidade e fortalece os laços entre mãe e filho.

Benefícios do leite materno

- Possui todas as vitaminas, proteínas e calorias que a criança necessita

- Funciona como vacina contra diarreias, doenças respiratórias e infecções no ouvido

- Ajuda a desenvolver a inteligência

- É mais fácil para o bebê digerir, em relação a outros leites

- Sugar o peito é um ótimo exercício para ter dentes bonitos, desenvolver a fala e a respiração.

A amamentação é tão importante que o HCPA já trabalha com a colostroterapia para bebês prematuros, abaixo de 30 semanas. “Ainda são poucos hospitais no Brasil, mas é frequente em outros países”, relata a nutricionista.

A técnica consiste na administração, em gotas, de 0,1ml do colostro em cada lado da bochecha. “Assim, a mãe já começa a, de alguma forma, amamentar. O bebê começa a receber a proteção imunológica e gastrointestinal que o leite materno propicia e a alta pode acontecer antes”, explica Lília.

dia da amamentacao

Dia da Amamentação também pode ser dia de doar

Você pode aproveitar o Dia da Amamentação para aprender a amamentar melhor. A nutricionista Lília Refosco lembra que ninguém nasce sabendo. “Falta orientação, principalmente no pré-natal. E é importante sair do hospital com a amamentação estabelecida e as primeiras mamadas acompanhadas por um profissional”, recomenda.

O Dia da Amamentação é um bom dia para doar. Afinal, nem todas as mulheres podem amamentar. Pessoas com HIV ou usuárias de drogas não podem oferecer seu próprio leite. Do contrário, toda mãe que amamenta é uma possível doadora.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário sobre a importância da amamentação! E aproveite para acompanhar as dicas de saúde e nutrição do Vivo Mais Saudável.

TAGS
lactante
mãe trabalhadora
leite materno
amamentar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ