Alimentação Infantil

29/04/2015 05:15 - Atualizado em 09/12/2016 12:25

Crianças X Brócolis: Resolva esse embate

Preparar receitas diferentes e saborosas incentiva à alimentação saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Brócolis são vegetais muito nutritivos, ricos em ferro, cálcio, ácido fólico e glucosinolatos, propriedades que não podem faltar na dieta das crianças. Seu consumo ajuda no fortalecimento do organismo e do sistema imunológico, evitando uma série de doenças e garantindo um desenvolvimento saudável para os pequenos.

Apesar de todos os benefícios dos brócolis para a saúde, a maioria das crianças se recusa a comer, pois ainda não entende a importância de uma alimentação saudável. Por isso, é papel dos pais estimular o consumo de verduras e legumes desde cedo, procurando receitas diferentes e outras maneiras de manter um cardápio variado e nutritivo.

brocolis

Benefícios dos brócolis para a saúde das crianças

Brócolis são mais ricos em cálcio que o leite, ajudando assim na formação e na manutenção dos ossos e dos dentes. Também possuem grande quantidade de fibras, que melhoram o funcionamento do sistema digestivo, combatem a prisão de ventre e eliminam toxinas do organismo.

Outros componentes presentes são o ácido fólico, o selênio e o potássio, essenciais para o metabolismo celular e para o equilíbrio do corpo. As principais vitaminas são A e C, que fortalecem o sistema imunológico e aumentam as defesas contra doenças.

Conforme uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, brócolis também ajudam na prevenção de doenças respiratórias nas crianças. Um composto natural encontrado nos vegetais, chamado sulforafano, pode aumentar as enzimas antioxidantes nas vias respiratórias e diminuir a incidência de inflamações como rinite e asma.

Como incluir brócolis na alimentação infantil

Estimular o consumo e incluir brócolis na alimentação das crianças ajuda não só no crescimento e no desenvolvimento durante a infância, mas também no hábito de uma dieta saudável para a vida inteira.

É indicado comer esse vegetal pelo menos três vezes por semana. Na hora de escolher o alimento, opte pelo que possui folhas verdes e sem marcas, evitando os ramos de folhas amareladas. Para cozinhar, utilize pouca água fervente e não tape a panela durante o preparo.

Para vencer a resistência das crianças em não comer brócolis e outras verduras e legumes, é preciso usar a imaginação e procurar receitas diferentes. Muitas vezes, é mais difícil conseguir fazer a criança comer os vegetais apenas como acompanhamento numa salada simples. A dica é utilizar o vegetal em refogados, sopas e suflês, entre outras receitas.

Receita de bolinho de brócolis

Ingredientes:

- 7 buquês de brócolis cozidos e picados

- 3 colheres de sopa de margarina

- 2 ovos

- ½ xícara de chá de ricota fresca passada pela peneira

- 1 cubo de caldo de legumes

- 1 xícara de chá de farinha de trigo

- 1 colher de sopa de fermento em pó

- Margarina e farinha de trigo para untar.

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture a margarina, os ovos e a ricota. Esfarele o caldo de legumes na mistura. Junte os brócolis cozidos e picados, a farinha e o fermento, misturando até obter uma massa homogênea.

Unte e enfarinhe 10 formas de empada grandes (7cm de diâmetro) e coloque a massa sem encher muito, pois ela vai crescer. Preaqueça o forno em 180°C e asse os bolinhos por 20 minutos. Desenforme enquanto ainda estiverem quentes e sirva quentes ou frios.

Como você estimula seus filhos a uma alimentação saudável? Comente aqui! E não esqueça que você sempre encontra novidades no Vivo Mais Saudável.

TAGS
nutrição
crianças
verduras
legumes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ