Alimentação Infantil

03/10/2014 09:34 - Atualizado em 02/12/2016 04:05

Crianças na cozinha: Aprenda receitas fáceis para vocês fazerem juntos

Cozinhar com as criança pode se tornar um momento de diversão, carinho e muito aprendizado. Transforme receitas simples em grandes momentos de alegria!

POR

Redação

  • +A
  • -A

Está chegando o Dia das Crianças e a alegria não pode faltar. As opções para comemorar a data são muitas, desde passeios em família, parques de diversão, pique-niques, visitas ao zoológico, viagens, entre outros. O mais importante de tudo é aproveitar o momento para demonstrar todo o carinho e amor que existe entre pais e filhos. 

Com as crianças na cozinha

Se em meio a tantas opções você decidiu aproveitar a data em casa, com a família criando um ambiente propício para fortalecer os laços com os filhos, a cozinha pode ser uma boa aliada. Por isso vamos ensinar 3 receitas fáceis para provar que ter as crianças na cozinha é também motivo de diversão e muita alegria

Crianças na cozinha

Se há um ditado que diz que é em torno da mesa que a família se fortalece, podemos afirmar que a boa comida pode contribuir muito para isso. Por isso a escolha do cardápio será essencial para que o momento fique ainda melhor. Separamos para você 3 receitas fáceis e deliciosas para você fazer com as crianças na cozinha, sendo uma para o lanche, outra para o almoço e também para a sobremesa. 

É importante lembrar que cozinhar envolve utensílhos e maeriais que podem colocar em risco a saúde e a integridade física dos pequenos. Por isso, aconselhamos que os pais estejam sempre ao lado das crianças na cozinha, para evitar que acidentes aconteçam. Além do mais, este momento é também para estar juntos, o que é um motivo a mais para se divertir cozinhando

Receitas para fazer com as crianças 

crianças na cozinhaPara o lanche: Cookies com gotas de chocolate

Ingredientes 

- 2 1/4 xícaras de farinha de trigo branca 

- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio 

- 1 xícara de chá de manteiga ou margarina de uso culinário (pode usar da margarina comum sem sal) 

- 1/2 xícara de açúcar branco 

- 1 xícara de açúcar mascavo 

- 1 colher de sobremesa de sal 

- 2 colheres de chá de essência de baunilha 

- 2 ovos 

- 2 xícaras de gotinhas de chocolate meio amargo ou de chocolate em pedacinhos 

Como preparar 

Misture a farinha de trigo e o bicarbonato em uma tigela pequena. Em outro recipiente, misture a manteiga ou margarina com os dois tipos de açúcar até ficar homogênio e firme (melhor utilizar uma batedeira). Em seguida adicione o sal, a essência de baunilha e também os ovos. Bata tudo até homogeneizar. Adicione a farinha de trigo com o bicarbonado, bata somente até misturar os ingredientes. Adicione por último os pedaços de chocolate e misture com cuidado. 

Cubra a mistura com papel alumínio e coloque na geladeira por aproximadamente duas horas, para que a massa fique mais firme. Depois é só fazer bolinhas pequenas com a massa e colocar em uma assadeira forrada com papel manteirga, sempre deixando espaços entre elas (5 cm em média). 

Em forno pré-aquecido em potência alta, asse por aproximadamente 15 minutos (ou até que comecem a dourar nas beiradas). Em seguida, retire do forno, deixe esfriar e sirva! 

crianças na cozinhaPara o almoço: Salpicão de frango

Ingredientes 

- 1 quilo de filé de frango cozido com sal 

- 2 cenouras grandes 

- 300g de azeitona 

- 200g passas pretas sem caroço 

- 1 pimentão vermelho pequeno 

- 2 maçãs 

- 2 cebolas pequenas, salsinha, azeite e limão a gosto 

- maionese para dar ponto 

- 300g batata palha 

- folhas de alface para decoração 

Como preparar 

Desfie o frango já cozido. Rale a cenoura (no ralo mais grosso) e ferva com água e sal. Coe e reserve. Corte as azeitonas no sentido do comprimento (bem fininhas). Corte também o pimentão em tiras finas. Rale a cebola (no ralo grosso) e retire o excesso de líquido. 

Em seguida misture todos os outros ingredientes, inclusive as passas, a salsa picada e a maçã (sem casca e cortada em tiras finas). Tempere todos os ingredientes com sal, limão e azeite e coloque maionese, até dar ponto. Mantenha na geladeira até a hora de servir. 

O salpicão deve ser servido, junto com a batata palha, em uma travessa enfeitada com as folhas de alface. A salsa e o pimentão dão um toque especial no sabor e no visual. 

crianças na cozinhaPara a sobremesa: Gelatina colorida 

Ingredientes 

4 pacotes de gelatina de sabores diferentes 

1 pacote de gelatina em pó sem sabor 

1 lata de leite condensado 

1 lata de creme de leite (retirar o soro antes) 

Como preparar 

Prepare separadamente os 4 sabores de gelatina com quantidade inferior de água para ficar mais firme (use vasilhas não muito fundas). Quando já estiverem prontas, corte em cubos (tente intercalar as cores para ficar mais colorida). 

Em outra vasilha, dissolva a gelatina em pó sem sabor em apenas 4 colheres de água e aqueça em banho maria sem deixar ferver. Bata a gelatina dissolvida no liquidificador e coloque o creme de leite e o leite condensado. 

Peque uma vasilha maior e vá colocando de forma intercalada a gelatina e o creme. Deixe na geladeira por algumas horas até endurecer o creme. Sirva para todos e aproveite! 

Não deixe também de nos contar suas experiência com as crianças na cozinha ou dar dicas de receitas nos comentários e em nossa página do Facebook!

TAGS
receitas para crianças
dia das crianças
pais e filhos na cozinha

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ