Alimentação Infantil

20/10/2014 07:04 - Atualizado em 15/07/2016 02:48

Cozinhar com as crianças: Como aliar diversão e segurança

Pais devem ter paciência e atenção na hora de cozinhar com as crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Encantadas com o mundo da gastronomia, muitas crianças pedem para ir para a cozinha. Os pais, que na maioria das vezes se sentem receosos, deixam de aproveitar esse momento em família por medo de machucar a criança ou de fazer muita sujeira. Com as nossas dicas, cozinhar com as crianças vai ser mais divertido e seguro.

Dicas para cozinhar com as crianças

Organização

As crianças são descuidadas por natureza, então, neste momento, você precisa se organizar. Separe todos os utensílios que você provavelmente irá usar. Os alimentos também devem ser separados e cortados, se for o caso. Deixe em um cantinho panos e papel toalha para secar as mãos.

Tenha paciência

Por ser um processo mais demorado, você precisa estar calmo e sem problemas na cabeça. As crianças com certeza irão fazer sujeira e errarão alguma parte da receita, mas lembre-se: isso faz parte da brincadeira. Cozinhar com as crianças é um momento de diversão, e não de regras e xingamentos.

cozinhar-com-as-criancas

Estude sobre o prato

Se você vai preparar uma lasanha, por exemplo, estude um pouco mais sobre onde o prato foi criado, quais são os ingredientes clássicos e possíveis recheios. Faça com que a brincadeira se torne uma forma de ensinar para a criança diferentes tipos de culturas.

Escolha bem a receita

Nunca pegue uma receita que você nunca preparou. A prática ajuda na hora de ensinar ao pequeno, já que a sua segurança será sentida por ele durante o preparo. Cozinhar com as crianças pede que a receita seja simples. Separe opções saborosas, simples e rápidas, assim a atividade não se torna monótona.

Deixe ele participar

Ao invés de espectador, a criança deve ser o próprio cozinheiro da receita. Explique como certa ação deve ser feita. Deixe que o pequeno escute e pratique a ação. Caso certo momento da receita envolva facas, fogão, batedeiras ou liquidificadores, explique o motivo pelo qual é mais seguro deixar você mexer no utensílio.

Acerte em cheio

Existe algo mais saboroso do que um bolo? Se você estiver com dúvida do que preparar com o seu filho, aposte no bolo. Ele é simples de fazer e muito delicioso. Além de tudo, a criança terá a chance de comer as raspas e cremes que sobraram nos potes. Elas adoram.

Elogie

Quando a receita estiver pronta, demonstre satisfação e orgulho por estar consumindo algo que foi feito por vocês dois. Ressalte ela foi uma criança educada e muito paciente, que soube cozinhar de forma organizada e inteligente. Cozinhar com as crianças é uma forma de aumentar a autoestima do pequeno.

Cozinhar com as crianças é saudável

Para cozinhar com as crianças, você necessita apenas de coragem. Deixe de lado todos os pensamentos ruins, como “vai dar sujeira” e “vou me estressar”, para pensar “vou ter um momento diferente e divertido com meu filho”. 

E lembre-se: cozinhar com as crianças é um passo importante na educação alimentar dos pequenos. Com atitudes assim, é provável que elas aprendam mais facilmente a importância de uma boa nutrição.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação infantil
pais e filhos
bolo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ