Alimentação Infantil

01/07/2014 09:00 - Atualizado em 11/08/2016 04:59

Copa do Mundo: receitas deliciosas com os sabores da Copa

Confira 3 receitas deliciosas que são típicas de países tradicionais da competição.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A Copa do Mundo não é apenas um campeonato de futebol, mas uma festa celebrada pelas 32 nações participantes e por todas as outras que têm afinidade pelo esporte. E um dos aspectos mais divertidos dessa grande confraternização é conhecer diferentes culturas. Então que tal aprender e ensinar ao seu filho algumas receitas deliciosas que são típicas de outros países para assistir aos jogos da Copa do Mundo em família?

Receitas deliciosas para a Copa do Mundo

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Muitos pratos estão enraizados na cultura de cada nação. E conhecendo um pouco mais sobre a sua origem, dá para descobrir bastante sobre a história daquele lugar.

Com estas receitas deliciosas, você vai se divertir com seu filho e ainda poder ensiná-lo um pouquinho sobre diferentes culturas. Que tal? Vai ser uma aula bem saborosa!

3 receitas deliciosas para curtir a Copa com as crianças

Veja três receitas deliciosas de países tradicionais da Copa para torcer em família:

Paella – Espanha

A paella é o mais típico prato espanhol. Embora o país tenha sido eliminado precocemente do campeonato, foi o campeão de 2010 e tem nesse prato um dos mais conhecidos mundo afora. É o ideal para quem adora frutos do mar.
 
Ingredientes:
 
- 3 cabeças de alho
 
- 2 cebolas grandes
 
- 2 pimentões grandes
 
- 3 tomates grandes
 
- Alcachofra
 
- Camarão
 
- Aneis de lula
 
- Mexilhões
 
- Azeite de oliva
 
- Açafrão
 
- 1 xícara de arroz.
 
Modo de preparo:
 
Em uma panela larga e rasa, coloque o azeite doce, 30 ml para esquentar. Corte o alho em fatias bem finas e coloque no centro da panela, deixando fritar. Espalhe para as bordas o alho e no centro da panela coloque, cebola picadinha e deixe fritar. Misture tudo com o alho e leve para as bordas, depois coloque os pimentões picados no centro até fritar; misture tudo e leve as bordas. Depois os tomates e a alcachofra, misture tudo e acerte o sal. Coloque açafrão até ficar da cor amarelinha, coloque os frutos do mar, 1 kg, deixe cozinhar um pouco, até o camarão ficar rosa. Coloque o arroz cru e a água por cima, 5 xícaras, aos poucos até o ponto do arroz. Sirva na própria panela com azeite por cima, pode colocar rodelas de limão para comer.

Quiche lorraine – França

Uma das principais seleções da Copa, a França também é campeã na cozinha. Sua gastronomia é a mais badalada do mundo. O quiche é uma ótima opção de lanche para comer durante as partidas.
 
Ingredientes da massa:
 
- 2 xícaras de farinha de trigo
 
- 1 pitada de sal
 
- 125 g de manteiga gelada cortada em pedacinhos
 
Ingredientes do recheio:
 
- Óleo (para untar)
 
- 1/2 xícara de bacon picado
 
- 4 ovos
 
- 1 xícara de creme de leite fresco
 
- 2 xícaras de queijo gruyère ralado grosso
 
- Sal e noz moscada a gosto
 
- 1/4 de xícara de sálvia fresca inteira.
 
Modo de preparo:
 
Misture a farinha, o sal e a manteiga com a ponta dos dedos, até formar uma farofa. Acrescente 1/2 xícara de água gelada aos poucos, até que a massa fique homogênea. Deixe na geladeira, coberta com filme plástico, por 15 minutos. Abra a massa e forre a fôrma. Prepare a massa básica e forre com ela seis forminhas refratárias individuais, próprias para quiche, de 10 cm de diâmetro. Pode-se utilizar uma forma de 30cm de diâmetro. Fure a massa com um garfo e leve ao forno moderado (180° graus) para assar por 15 minutos ou até ficar firme, mas sem dourar. Em uma frigideira antiaderente, frite o bacon até dourar. Retire e deixe escorrer sobre papel toalha. Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos, junte o creme de leite e o queijo ralado e misture. Tempere com sal e noz-moscada e acrescente o bacon. Despeje a mistura nas forminhas, sobre a massa pré-assada, distribua a sálvia e volte novamente ao forno por mais 20 minutos ou até começar a dourar e o recheio ficar firme. Desenforme e sirva quente ou morna.

Knodel – Alemanha

Outra seleção entre as favoritas, a Alemanha tem uma culinária bem típica também. O knodel é uma bola de massa que pode ser servida como refeição principal ou acompanhamento.
 
Ingredientes:
 
- 1 (sopa) de cebolinha picada
 
- 2 (sopa) de salsa picada
 
- 150 a 200 gramas de frios variados
 
- 100 gramas de farinha de trigo
 
- Caldo de carne (opcional)
 
- 8 pães amanhecidos
 
- 2 ovos batidos
 
- 250 ml de leite
 
- Sal.
 
Modo de preparo:
 
Para a última das nossas receitas deliciosas da Copa, corte em cubinhos 8 pãezinhos amanhecidos. Coloque em uma bacia junto com dois ovos batidos, 250 ml de leite e sal. Misture bem e deixe descansar. Depois de uma hora, acrescente de 150 a 200 gramas de frios cortado em pedacinhos - pode ser resto de mortadela ou quaisquer outros frios -, 2 colheres de salsa picada, 1 de cebolinha picada e 100 gramas de farinha de trigo. Misture bem produza com esta massa várias bolinhas. Aí é só cozinhar em água fervente salgada ou caldo de carne e servir como molho de macarronada, como acompanhamento de carne assada ou ensopada ou como sopa junto com caldo de carne.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ