Alimentação Infantil

27/08/2014 10:59 - Atualizado em 03/12/2016 12:12

Conheça os segredos da alimentação infantil saudável

Garantir uma alimentação infantil saudável ajudará no crescimento do seu filho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O momento das principais refeições é importante tanto para o estreitamento de laços familiares quanto para assegurar que seus filhos estão comendo não apenas o que eles gostam, mas sim uma alimentação infantil saudável. Muitas crianças tendem a não saber escolher o que de fato é melhor para elas quando o assunto é comida, e isso pode resultar em problemas como a obesidade infantil.

alimentacao-infantil-saudavel

Por isso, é preciso planejar o prato dos pequenos. Mas, afinal de contas, você está preparado para impor limites quando o assunto é uma alimentação infantil saudável?

Infelizmente, não são todos os pais que fazem isso, seja por falta de tempo ou de conhecimento. No fim, o maior prejudicado é a criança que, ao invés de adotar uma alimentação infantil saudável, acaba comendo fazendo birra ou mesmo se recusando a provar o que é novo.

Para aprender a lidar com essa situação, confira nossos conselhos:

Dicas de alimentação infantil saudável

- Na hora de servir o prato da refeição principal, é comum que a criança relute para comer alimentos saudáveis e tente substituí-las por junk food. Nessa hora, é fundamental que os pais se mantenham firmes em relação ao que ela deve comer, explicando sempre porque uma refeição principal não pode ser substituída por um lanche.

- Não se deve forçar a criança a comer: em caso de rejeição da comida, uma boa dica é guardá-la e voltar a oferecê-la quando a criança estiver com fome.

- Também é importante prestar atenção na hora do preparo dos lanches dos seus pequenos. Uma alimentação infantil saudável é feita em todos os momentos do dia e, por isso, não adianta oferecer alimentos saudáveis sem que eles pareçam apetitosos. Invista no equilíbrio entre o que a criança precisa e o que ela gosta de comer e pode comer sem prejudicar seu organismo.

Acostume seu filho com uma alimentação infantil saudável

- Para que seu filho se acostume com um novo alimento é preciso persistência. Por isso, ofereça o alimento várias vezes para a criança até que ela se acostume. Essa repetição é importante pois, segundo especialistas, as crianças (e os adultos também!) precisam provar várias vezes um alimento antes de dizer que não gostam dele.

- O ideal é fazer isso desde cedo, evitando comidas e bebidas mais palatáveis, como itens refinados ou açucarados artificialmente. Colocar um legume picado com o macarrão ou arroz, por exemplo, é uma ótima pedida. Se a criança não foi acostumada desde cedo, é preciso ter paciência, pois ela realmente demorará um tempo para se adaptar aos outros sabores.

- Tenha em mente que a barganha nem sempre é a melhor opção para convencer seu filho a comer. Isso fará com que a criança tenha o foco errado. Ao negociar o consumo de vegetais no almoço por uma bela sobremesa, por exemplo, você não ensina o principal, ou seja, a necessidade de saúde na refeição, só faz uma troca sem dar a maturidade pra criança entender o motivo correto. Isso significa que ela fará a ação não porque entendeu que é certo, mas porque há um ganho por trás disso.

TAGS
educação alimentar
alimentação infantil
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ