Alimentação Infantil

30/07/2015 05:13 - Atualizado em 07/12/2016 08:18

Conheça os principais alimentos ricos em vitamina B12

Nutricionista explica a importância da vitamina para o bom funcionamento do organismo.

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Redação

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Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para manter o organismo em dia. Alimentos ricos em vitamina B12 contribuem para isso, especialmente porque o nutriente é essencial para a formação de novas células.

A nutricionista Ana Carolina Terrazzan, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, explica que a vitamina B12, também chamada de cianocobalamina, participa do processo de mielinização, sendo portanto necessária para o desenvolvimento e a manutenção das funções do sistema nervoso. “Além disso, auxilia na formação e na integridade das hemácias”, completa.

A vitamina é fundamental para a criança desde o período gestacional, participando também do processo de formação do tubo neural. Saiba por que incluir alimentos ricos em vitamina B12 no cardápio do seu filho.

alimentos ricos em vitamina b12

Quais são os alimentos ricos em vitamina B12?

Essa vitamina possui uma estrutura muito mais complexa que as outras. Isso ocorre porque é a única com um elemento inorgânico como parte de sua composição. Além disso, nenhuma planta ou animal pode produzi-la, apenas micro-organismos, como as bactérias.

Consumir alimentos ricos em vitamina B12 contribui para o crescimento e a divisão celular, além de atuar diretamente na produção de eritrócitos (células sanguíneas). Além da importante participação na fisiologia normal do corpo, a cianocobalamina também contribui no tratamento de doenças.

Os micro-organismos que fabricam a vitamina B12 estão presentes em alimentos de origem animal, como fígado, frango, peixes, ovos, carnes vermelhas e produtos lácteos. A sua ingestão é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo.

Para famílias que seguem o vegetarianismo, é indicado que usem suplementação ou consumam laticínios ou ovos para garantir que as necessidades do corpo humano sejam supridas.

Consequências da deficiência da vitamina

As manifestações da deficiência podem ser tanto assintomáticas ou brandas quanto severas. Elas podem ocorrer tanto pela falta de consumo do nutriente quanto pela má absorção do organismo.

A nutricionista Ana Carolina explica que a falta do nutriente no organismo pode levar  prioritariamente, a problemas neurológicos e hematológicos. “Existem, também, alguns estudos que citam dificuldades cardiovasculares em indivíduos com deficiência dessa vitamina”, acrescenta.

As alterações hematológicas que caracterizam a  deficiência de B12 englobam  diminuição de hemoglobina, caracterizando anemia megaloblástica. Segundo a especialista, para o sistema neurológico, a deficiência pode se manifestar por sinais como déficits de memória, disfunções cognitivas e transtornos depressivos.

Por isso, é importante suprir quantidades mínimas de alimentos ricos em vitamina B12 em cada fase da vida. Conheça as necessidades diárias por faixa etária (em microgramas):

- 0 a 6 meses: 0,4µg

- 6 a 12 meses: 0,5µg

- 1 a 3 anos = 0,9µg

- 4 a 8 anos = 1,2µg.

Você inclui alimentos ricos em vitamina B12 no cardápio dos seus filhos? Uma alimentação saudável reflete diretamente no desenvolvimento físico e psicológico dos pequenos. Não deixe de nos contar o que você achou do artigo e de continuar ligado nas novidades do Vivo Mais Saudável.

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