Alimentação Infantil

27/10/2014 05:19 - Atualizado em 09/10/2016 11:53

Conheça os cuidados na alimentação para criança de um ano

A alimentação para criança de um ano deve conter todos os grupos alimentares.

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Redação

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A partir do desmame do bebê, é comum que as mães não saibam exatamente qual deve ser a alimentação para criança de um ano. Se você está nessa situação, preste atenção às nossas dicas para montar o cardápio do pequeno.

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Como deve ser a alimentação para criança de um ano

Todos os grupos

Em uma alimentação para criança de um ano, o recomendado é inserir diariamente itens de todos os grupos alimentares. Os carboidratos são os principais responsáveis pela obtenção de energia do seu filho. Já as frutas devem ser incorporadas sempre que possível, já que no início é comum que os bebês não se acostumem totalmente com vegetais.

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Ferro e proteína

Pelo menos uma vez por dia, procure oferecer alimentos ricos em ferro e proteína. Cuidado, entretanto, para cortar bem a carne. Os pequenos podem ter dificuldade para mastigar a comida e correm maior risco de se engasgar. Se você é vegetariana, reforce o consumo de grãos, ovos e castanhas, consumindo-os em duas ou três refeições por dia, com o intuito de chegar à quantidade necessária de ferro.

Derivados do leite

Na alimentação para criança de um ano, inclua leite e seus derivados três vezes por dia. Essa medida vai garantir que seu filho receba a quantidade necessária de cálcio para o crescimento dos ossos.

Pode-se estabelecer um volume total diário de 350 ml. Então é melhor não dar mamadeiras cheias: se o bebê tomar muito leite, não terá apetite para alimentos com ferro, também essenciais para seres em formação. Caso você ainda esteja amamentando, continue. Mas, se não estiver, nessa idade ele já pode beber o leite comum, de supermercado.

Cuidados necessários na alimentação para criança de um ano

alimentacao-para-crianca-de-um-anoGorduras

Também é importante na alimentação para criança de um ano que alguns itens sejam limitados. Entre eles, evite o uso de porções muito gordurosas ou ricas em açúcar. 

Doces

Chocolates e doces podem ser dados de vez em quando, em ocasiões especiais. Em demasia, fazem mal: prejudicam os dentinhos se consumidos com frequência e tiram o apetite.

Sódio

Assim como os doces devem ser controlados, o mesmo vale para comidas muito salgadas. Acostume seu filho desde cedo a consumir uma quantidade reduzida de sódio. O excesso não faz bem, e sal é questão de costume. É provável que mais tarde ele busque sempre comidas salgadas se desde cedo receber esse tipo de alimento.

Peixes

É indicado também limitar o consumo de peixes gordurosos, como sardinha, salmão, truta e atum fresco. Apesar de serem ótima fonte de ômega 3 e vitaminas, esses alimentos contêm algumas toxinas que não são eliminadas adequadamente pelos pequenos. Ofereça, no máximo, duas vezes por semana.

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