Alimentação Infantil

19/06/2014 09:00 - Atualizado em 12/11/2016 07:20

Conheça erros e acertos no processo de educação alimentar do seu filho

Educação alimentar é essencial para o desenvolvimento adequado da criança.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A educação alimentar é uma etapa importantíssima na criação do seu filho. Os hábitos alimentares que ele adquirir na infância serão levados para o resto da vida - e terão grande influência no adulto que ele se tornará.

Educação alimentar: erros e acertos


Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A educação alimentar correta vai fazer não apenas ele se alimentar de forma balanceada, mas também entender por que come bastante determinadas comidas e não pode abusar de outras. Mas ensinar esses princípios a uma criança não é tarefa fácil, ainda mais com a atração proporcionada por chocolates, gorduras e frituras.

Por isso, criamos uma lista com os mais comuns erros e acertos da educação alimentar infantil:

Acertos na educação alimentar


Dê o exemplo

Se você quer que seu filho tome aquele suco ou coma aquela salada que não parece muito apetitosa, o mínimo que deve fazer é comer também. Procure fazer o máximo possível de refeições junto com a criança – ela vai imitar o jeito de comer e o que você está comendo. Se você evita algum tipo de alimento ou faz cara feia para algo que não gosta, como esperar que ela não faça o mesmo?
 
Cor

Capriche no colorido do prato da criança. A aparência, para ela, é fundamental. Geralmente, quando mais cores tiver a refeição, mais equilibrada ela é. Há muitas possibilidades de montar uma salada colorida, incluindo tomates, alface, cenoura e beterraba, por exemplo.

Varie

Procure apresentar a criança ao maior número possível de alimentos. Se ela não gostar de um, tente outro com o mesmo valor nutricional, mas gosto diferente. Assim aumente a probabilidade de ela crescer com o hábito de alimentação equilibrada.

Hábito

Ensine seu filho a comer com frequência, em um intervalo de 3 horas. Assim, não precisam comer tanto durante as refeições principais e criam esse costume saudável.

Lanche

Não descuide do lanche que a criança come na escola. Cantinas e lancherias de colégios costumam ter muitos alimentos gordurosos. Faça seu filho levar uma merenda com frutas, biscoitos de água e sal, barra de cereais, iogurte, pão com queijo, suco, etc.

Erros na educação alimentar


Generalizar

Um erro bastante frequente que os pais cometem é chamar vários vegetais apenas de “verdinho”. Atribuindo a todos o mesmo rótulo, a criança pode pensar que não há diferença entre eles e, se não gostar de um, vai evitar os demais que têm aparência parecida.

Sucumbir

Não atenda às vontades da criança. Os pais devem deixar bem claro que eles que mandam na sua alimentação. Fazer o filho comer alimentos saudáveis tem que ser um processo o mais amistoso possível, mas, por vezes, você vai ter que aguentar a birra e seguir firme em seu intento.

Preguiça

Esse é um dos principais motivos de manter uma alimentação ruim, tanto na infância quanto na vida adulta. Na pressa de consumir o alimento mais fácil e rápido, acabamos abusando de sanduíches de fast food, doces e salgadinhos, vilões da alimentação.

Recompensa

É muito comum condicionar o consumo de alguma guloseima – como doce ou levá-las a uma rede de fast food – a uma tarefa que você quer que a criança execute. Isso é um erro. O mais correto é você conscientizá-la do motivo pelo qual esse tipo de alimento é evitado.

Pressa

A pressa para comer nem sempre está ligada à falta de tempo. Na hora da refeição, deixe claro que há um horário estabelecido a ser respeitado, e a criança não pode engolir tudo de uma vez para voltar para a frente da TV. Comer rápido sobrecarrega o estômago, prejudicando a digestão.

Fique por dentro das dicas de Alimentação Infantil do Vivo Mais Saudável e veja Receitas Saudáveis para fazer em casa.

Se mesmo assim, estiver com dificuldades, consulte um especialista.

Na seção 'Eles Explicam', temos a chef de cozinha e consultora de Alimentação Infantil Thais Ventura passando algumas informações valiosas para o dia a dia e, em 'Serviços para Você', o Vivo Orientação Infantil com Cris Poli é voltado para pais e educadores.

Você possui filhos pequenos e está passando por esse processo de educação alimentar? Conte-nos como esta se saindo, dificuldades e acertos.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ