Alimentação Infantil

31/03/2016 12:00 - Atualizado em 10/12/2016 07:00

Conheça alimentos que soltam o intestino da criança

Alimentação pobre em fibra é uma das principais causas de constipação intestinal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se seu filho tem duas ou menos evacuações durante a semana, pode estar com prisão de ventre. Nesses casos, alimentos que soltam o intestino são importantes para acabar com o desconforto.

O funcionamento do sistema digestivo fica alterado quando a alimentação é pobre em fibras, se a criança bebe pouca água e até mesmo se ela pratica pouca atividade física. Ou seja, a constipação intestinal não é uma doença, mas, sim, um sintoma de que algo não vai bem no organismo. Confira como melhorar o quadro.

crianças comem alimentos que soltam o intestino

Alimentos que soltam o intestino da criança

Entre alguns alimentos que soltam o intestino, está o farelo de trigo. Sua composição contém 15% da quantidade de fibras necessárias por dia. O ingrediente pode ser misturado em massas caseiras.

Como a constipação está principalmente ligada à ausência de fibras, a farinha de linhaça é outra alternativa recomendada, por conter alto teor de fibras.

Frutas, como ameixa seca, mamão, manga e laranja podem ser oferecidas à criança em forma de chá, de suco ou in natura. Especialistas recomendam que as frutas sejam consumidas com casca, se possível.

Legumes também são bem-vindos na dieta infantil. Cenoura e abóbora permitem uma variedade grande de receitas, então você pode introduzi-las com mais facilidade no cardápio do seu filho.

Mas não são todos os vegetais que fazem bem para o intestino do seu bebê. Maçã e banana, por exemplo, devem ter o consumo controlado. Lembre-se ainda que o cardápio deve ser orientado por um pediatra ou um nutricionista infantil para garantir a ingestão correta dos ingredientes necessários para o desenvolvimento saudável da criança.

Cuidados com a constipação intestinal

Além de ficar atenta à alimentação do seu filho, é importante não inibir a criança de evacuar. Situações de estresse, como forçar o pequeno a abandonar a fralda, podem contribuir para a constipação intestinal.

Quando a criança fica muito tempo sem ir ao banheiro, pode ocorrer o endurecimento das fezes, o que causa dor na evacuação. Observe se seu filho tem medo ou se apresenta algum tipo de incômodo com essa atividade.

Para evitar esse tipo de problema, incentive a criança a brincar, pois a atividade física aumenta a irrigação dos vasos sanguíneos do intestino. Estimule também o seu filho a ir ao banheiro sempre que sentir vontade. Se ele se negar ou disser que não há necessidade, faça-o ficar sentado no vaso sanitário por pelo menos dez minutos.

Massagens na região do abdômen podem ser realizadas para estimular os movimentos intestinais. Se você notar alterações nos hábitos intestinais da criança, leve-a ao médico para que seja feito um estudo do caso e, posteriormente, o tratamento adequado.

Há diferentes causas para a constipação intestinal infantil. O tratamento com laxante e supositórios é realizado somente em casos mais sérios. Na maioria das vezes, a prisão de ventre é um sintoma temporário, que desaparece assim que a alimentação e outros aspectos emocionais entram em equilíbrio novamente.

Conhece outros alimentos que soltam o intestino da criança? Deixe um comentário e contribua para a troca de ideias com outros leitores do Vivo Mais Saudável!

TAGS
constipação intestinal
prisão de ventre
cardápio infantil
fibras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ