Alimentação Infantil

18/01/2015 10:07 - Atualizado em 29/11/2016 08:37

Confira dicas para preparar o lanche para escola

Usar a criatividade é importante para fazer um lanche para escola nutritivo e apetitoso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a volta às aulas se aproximando, já é tempo de esperar o retorno também da rotina movimentada para pais e filhos. Uma das tarefas importantes nesse momento é preparar um lanche para escola que seja nutritivo e ao mesmo tempo saboroso, mas isso nem sempre é fácil. Além de exigir tempo, é preciso também ter criatividade para variar as opções e conquistar o paladar da criançada.

lanche para escola

O que deve ter no lanche para escola

Um dica importante para montar a lancheira do seu filho é planejar o que será consumido durante toda a semana. Assim, você consegue organizar opções saudáveis e economizar tempo na correria do dia a dia. O lanche para escola não deve apenas saciar a fome no intervalo das aulas, mas também precisa ser saudável e oferecer à criança as vitaminas das quais necessita.

Para decidir o que colocar na lancheira, primeiro é preciso levar em consideração a refeição anterior da criança. Se ela vai à escola de manhã e não toma café da manhã, por exemplo, o lanche deve ser mais completo.

É indicado ter um líquido, uma fruta, uma proteína (queijos, por exemplo) e um carboidrato (pães e bolos). Porém, se a criança teve um café da manhã completo ou se o lanche for no período da tarde, pode escolher apenas duas dessas opções.

A ingestão de líquidos é muito importante. Para as bebidas, opte por sucos naturais, integrais, orgânicos, de soja ou de caixinha, sem adição de açúcar. Outra opção é a água de coco, que é vendida em caixinhas. Além, é claro, de uma garrafinha de água gelada para a criança tomar sempre que estiver com sede.

Porções de frutas picadas também são uma boa opção no lanche para escola. Uma dica é cortar frutas, como maçã e pera, com faca de cerâmica, pois assim elas não oxidam e nem escurecem.

Os pães podem ser do tipo comum ou integral, pão sírio, bisnaguinha, pão de leite, torradas e bolos simples, feitos em casa. Nos recheios, escolha margarina, requeijão, queijos branco ou mussarela, geleia, peito de peru ou presunto magro.

Lanche para escola mais saudável

Seguindo algumas dicas de lanche para escola, é possível para variar os cardápios e manter a refeição nutritivaUma opção prática e saudável é fazer uma salada de frutas com banana ouro, maçã, pera, kiwi e uvas. Pique as frutas e coloque em um potinho dentro da lancheira térmica.

Experimente também trocar as bolachas recheadas por cookies, biscoitos integrais ou bolachas do tipo água e sal. Existem opções com sabores, como aveia e mel, que são docinhas e saborosas, além de muito mais saudáveis.

Mais algumas opções são receitas que você pode fazer em casa, como gelatina, pão de queijo, bolos de cacau e de fubá, por exemplo, que são sabores que contêm menos açúcar.

Para garantir que o lanche para escola fique bem conservado até a hora de comer, utilize lancheiras e garrafas térmicas para o armazenamento. Você também pode colocar alguns gelos reutilizáveis dentro da lancheira. É importante ainda limpar o recepiente diariamente com água e álcool, utilizando detergente uma vez por semana.

E aí, aprendeu a preparar o lanche do seu filho? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
crianças
escola
alimentação infantil
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ