Alimentação Infantil

13/07/2014 08:00 - Atualizado em 02/12/2016 11:26

Confira como elaborar um cardápio semanal saudável para crianças em fase escolar

Com a ajuda de um cardápio semanal saudável é possível garantir mais saúde para crianças em idade escolar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Conforme a infância avança, a criança passa por um período de novidades e logo se depara com a hora de ingressar na escola. Esta é uma fase na qual a alimentação adquire maior relevância. Para que ela possa enfrentar as novas atividades, é importante que um cardápio semanal saudável seja oferecido à criança.

Cardápio semanal saudável é educativo

cardapio-semanal-saudavelFoto: Shutterstock

Além de ter sua rotina alterada na fase escolar, a criança tem ao seu dispor uma série de alimentos saborosos, mas pouco nutritivos, como refrigerantes, doces e todo o tipo de guloseima, sem falar nas frituras: pastéis, enroladinhos e coxinhas são um bom exemplo. Neste cenário, criar um cardápio semanal saudável é uma forma de educação alimentar para o seu filho.

Cardápio semanal saudável com pratos coloridos

Como não poderia deixar de ser, pais costumam enfrentar grande dificuldade para introduzir na alimentação de seus filhos frutas, verduras e legumes, que são os alimentos mais saudáveis que eles poderiam comer.

Ainda assim, é função deles não desistir de estabelecer um cardápio semanal saudável, o que pode ser feito com uma pequena brincadeira: o jogo das cores.

É sabido do apreço que os pequenos têm pelas cores. Azul, vermelho, amarelo, verde, roxo... As cores são um mundo novo que encanta os baixinhos. Por que, então, não levar este arco-íris para a mesa? Construir um cardápio semanal saudável tendo como base da alimentação pratos coloridos é uma dica importante e que vai auxiliar no convencimento das crianças.

Como isso pode ser feito? Obviamente, não é pintando os pratos, mas escolhendo alimentos de cores variadas, que vão chamar a atenção da criançada, tornando frutas e verduras mais atrativas aos olhos infantis.

O roxo da beterraba, o vermelho do tomate, o verde do pepino e o amarelo do pimentão, por exemplo, rendem belas combinações.

Ousadia no cardápio semanal saudável

A ideia é evitar a monotonia à mesa, ousando também na escolha dos ingredientes e no preparo de receitas alternativas, leves e deliciosas para compor um cardápio semanal saudável. Que tal fazer um estrogonofe com leite de coco? Ou usar queijo light para uma receita de bife à parmegiana?

Tenha como única regra mais rígida a ideia de que o cardápio semanal saudável deve ser personalizado, ou seja, ajustado conforme as necessidades energéticas de seu filho, sem deixar de considerar suas preferências e hábitos alimentares.

É importante, também, reduzir ou até eliminar do cardápio os embutidos, como salsicha e mortadela, dando preferência a opções menos calóricas, como peito de peru ou de frango e presunto magro.

Os doces são permitidos no cardápio semanal saudável, embora seu consumo seja restrito, pois os exageros podem levar à ingestão de açúcares em quantidade além da necessária para o organismo infantil. Mas não seja tão duro com seu filho: as guloseimas são parte da infância.

Ideias para um cardápio semanal saudável

- Estimule seu filho a consumir frutas.

- Não deixe doces muito à vista.

- Quanto mais açúcar você usar nas suas receitas, mais seu filho estará condicionado a procurá-lo nos alimentos.

- Guloseimas não existem para ser usadas como premiação por bom comportamento, o que acabaria supervalorizando os doces.

- Ao preparar lanches com pães, prefira os integrais ou complemente com ingredientes de menos calorias, como requeijão light, ricota e blanquet de peru.

Quais são os seus hábitos alimentares saudáveis? E os dos seus filhos? Você possui alguma dica para que outras mães possam implementar o cardápio das crianças? Deixe o seu comentário.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ