Alimentação Infantil

02/12/2014 06:41 - Atualizado em 07/12/2016 10:24

Comida na praia: O que é saudável para seu filho

Levar de casa a comida na praia pode garantir uma alimentação mais saudável.

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Redação

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No verão, os casos de intoxicação alimentar aumentam, e as principais vítimas são as crianças. E esse índice é ainda maior com a comida na praia, pois o controle sobre as condições de higiene e o modo como os alimentos são preparados ou conservados é mais limitado, o que faz aumentar o risco de infecção.

Por isso, é fundamental ter alguns cuidados básicos com a alimentação dos filhos. O principal é manter as crianças hidratadas e sempre ter um lanche saudável à mão. Ofereça um alimento para a cada duas horas e nunca descuide da ingestão de água, para repor os líquidos e sais minerais perdidos com a transpiração.

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Leve de casa a comida na praia

Levar os lanches prontos de casa é mais saudável, pois além de você não saber como os alimentos são preparados na beira da praia, geralmente as opções disponíveis não são nada saudáveis. Nas barriquinhas, são encontrados pastéis, queijos, cocadas e outros alimentos gordurosos e calóricos.

Além disso, essa é uma boa ideia para o bolso dos pais. A comida na praia costuma ter um valor bem elevado, principalmente nas altas temporadas. Então pode valer bem mais a pena já levar os lanches prontos de casa.

Tenha cuidado com o armazenamento e o transporte dos alimentos. Opte por bolsas térmicas e deixe-a na sombra embaixo do guarda-sol. No caso de alimentos como sanduíche, enrole em papel alumínio e procure consumir logo, para evitar que fique muito tempo no calor e estrague.

Não esqueça de repor os líquidos do corpo

Assim como a comida na praia, os cuidados com a ingestão de água também devem ser redobrados. As crianças acabam suando mais ainda quando brincam na beira da praia e precisam repor os líquidos perdidos. Tenha sempre uma garrafa de água e chame as crianças para tomar alguns goles de vez em quando.

Além da água, você ainda pode optar por água de coco ou sucos de frutas, são ótimos repositores e ainda refrescam o corpo. Picolés e sorvetes de frutas também fazem sucesso com a criançada e é uma boa pedida para aliviar o calor.

Veja dicas de comida na praia

comida na praiaPara saber o que levar para a alimentação das crianças, fique atenta a alguns cuidados. Os sucos podem ser naturais, preparados em casa. Ou ainda os de caixinha, que tem maior poder de conservação, mas prefira os integrais e sem açúcar.

Frutas (e os picolés de frutas) também são ótimas opções de comida na praia. Para os sanduíches, prefira os preparados com pão integral, queijo e requeijão. Evite colocar maionese, pastas caseiras e saladas no recheio, pois eles podem azedar com o calor.

O iogurte também é muito indicado, pois é muito nutritivo e de fácil digestão. Ele ainda é rico em probióticos, que equilibram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

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